CIGAFesta tem o propósito de apresentar a CIGA239 à cidade, num palco maior, e expandir o diálogo que tem vindo a construir com Coimbra. A sua missão parte da crença de que existe espaço para a organização de eventos independentes e alternativos à programação habitual, propondo-se a utilizar a arte como ferramenta para a transformação da perceção do espaço público e outras estruturas da cidade de Coimbra. Partindo desta ideia, a CIGA239 pretende explorar a música, as artes visuais e o testemunho de agentes culturais para capturar um retrato da cultura alternativa na cidade, propondo um festival de dois dias que abre Coimbra ao país e a relocaliza no cenário underground nacional. Os bilhetes para o festival podem ser adquiridos em Bilhetes CIGAFesta – Mercado Municipal D Pedro V (bol.pt).
VHOOR é um dos talentos mais brilhantes do Brasil a subir ao palco internacional. Oriundo de Belo Horizonte, o produtor de 25 anos conseguiu, através da mistura de eletrónica global com ritmos brasileiros e afro-latinos, construir uma base de fãs leais, tanto no Brasil como no exterior. A sua música é tocada em rádios e plataformas como Soulection Radio (Apple Music 1), KCRW (Los Angeles), KEXP (Seattle), BBC1Xtra, BBC Radio6, WWFM, NTS, Bandcamp Weekly e outros. E os seus lançamentos, cobertos mediaticamente por revistas de alcance internacional como The Guardian, Complex, AfroPUNK, Okayplayer, DJ Mag e Rolling Stone. O seu último álbum, “BAILE”, com o rapper brasileiro FBC, ajudou a modernizar a produção de Miami Bass e Freestyle e foi amplamente mencionado em várias listas de Melhores Álbuns de 2021.
João Silvestre, conhecido como Silvestre, acumula quase uma década de atividade na produção musical, explorando diversas vertentes da música eletrónica, desde techno industrial a hip hop e reggaeton. Iniciando sua carreira em Londres e lançando EPs em editoras britânicas, fundou a Padre Himalaya ao regressar a Portugal. Em 2022 lançou Sossegado, o seu primeiro álbum. O álbum reflete uma fase mais introspetiva, influenciada pela pandemia, explorando sons de jogos arcade e mantendo a característica eclética de seu trabalho.
O restante alinhamento fica a cargo de DJs da CIGA239, um coletivo artístico de produtores e criadores comprometidos com a edição e divulgação de música eletrónica e experimental, com raízes na região de Coimbra. Criada em 2020, a CIGA239 é uma editora com os braços abertos para a música que há de vir: para os que a fazem e a quiserem ouvir.