Esta partilha de boas-práticas e promoção do mútuo conhecimento entre as corporações revelou-se importante e profícua, proporcionando um debate interessante e participado. Houve também oportunidade de visitar o Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil da Região de Coimbra, onde os Bombeiros de Aix-en-Provence e Fortaleza tiveram oportunidade de conhecer o funcionamento desta central de operações.
A componente internacional da prova “Elite Internacional Quebra Costas” contribui para o reforço das relações internacionais do Município de Coimbra, nomeadamente com as cidades geminadas com quem Coimbra tem trabalhado no sentido de promover intercâmbios e partilha de experiências e conhecimentos.
O cenário histórico de Coimbra, onde decorreu a prova “Elite Internacional Quebra Costas”, funcionou também como o ponto de partida para a descoberta do património da cidade, incluindo a Universidade de Coimbra e outras zonas singulares da cidade.
O bombeiro da Corporação de Aix-en-Provence, Guillaume Palous, ficou classificado em 2º lugar com o tempo de 2’56 minutos, atrás do 1 classificado Paulo Costa, bombeiro dos sapadores de Coimbra que venceu com 2’42 minutos. De destacar igualmente a prestação do Bombeiro do Município de Zamora, Martin Ramos Garcia, que terminou a Prova em 1 lugar na categoria da faixa etária de mais de 50 anos.
Todos os Bombeiros das equipas internacionais participantes – Salamanca, Aix-en-Provence, Zamora e Fortaleza – manifestaram a sua satisfação pela participação neste evento, assim como pela oportunidade de conviver e aprender com profissionais portugueses e internacionais em Coimbra.