A eleição legislativa da região Autónoma dos Açores realizou-se este domingo e, de acordo com a lei, no domingo anterior ao ato eleitoral (neste caso, 28 de janeiro), tem lugar o Voto Antecipado em Mobilidade, com mesa de voto instalada, no caso da CM de Coimbra, aberta das 7h00 às 19h00, e composta por cinco membros e duas cabines de voto. Todos os atos eleitorais obrigam à mobilização de meios do Município, sendo que a eleição para a Assembleia da República é a que requer maior envolvimento por parte da Câmara Municipal.
Para o voto antecipado dos Açores, a equipa foi constituída por elementos do Departamento de Administração Geral (diretor e duas técnicas superiores). Para os restantes atos eleitorais, a estes juntam-se funcionários da Divisão de Sistemas de Informação e Comunicação (estrutura responsável por ligações informáticas e apoio telefónico), da Divisão de Administração Direta de Edifícios e Equipamentos Municipais (responsável pelo transporte, montagem e desmontagem do equipamento eleitoral), para além de ter sido solicitado os meios da Divisão de Projetos e da Divisão de Espaços Verdes e Jardins.
Este foi o primeiro ato eleitoral que, este ano, mobilizou uma equipa formada para o efeito, constituída por 33 elementos. Para além da logística em torno das eleições, cada ato eleitoral exige procedimentos administrativos com respostas rápidas, de acordo com as orientações da Comissão Nacional de Eleições. De recordar que, para além das eleições legislativas dos Açores, este ano realiza-se a eleição para a Assembleia da República, a 10 de março, e a eleição para o Parlamento Europeu, a 9 de junho.