A nova máquina, que permite a aquisição e o carregamento de títulos dos SMTUC, está disponível 24 horas por dia na Estação de Coimbra-B. A escolha deste local para a instalação da segunda MAVC dos SMTUC prende-se com a intenção estratégica de proporcionar uma maior comodidade aos passageiros que diariamente chegam à cidade por via ferroviária. Recorde-se que os SMTUC têm já uma primeira MAVC instalada no piso inferior do Elevador do Mercado Municipal D. Pedro V.
Para além destas duas máquinas automáticas, está prevista a colocação de mais duas MAVC, uma no Polo I da Universidade de Coimbra e outra na zona do Largo da Portagem. A escolha destes locais para a expansão desta nova realidade de comercialização e de carregamento de títulos de transporte tem por base o estudo dos fluxos de utilizadores e pretende dotar a rede de vendas SMTUC de maior capacidade de resposta às exigências dos clientes. Esta tecnologia permite a aquisição e carregamento de títulos Viagem conVIDA, bem como o carregamento das mensalidades nos títulos Coimbra conVIDA, de acordo com o perfil de cliente associado (estudante, sénior, etc.). Este equipamento representa um passo significativo no processo de aperfeiçoamento do sistema de bilhética dos SMTUC, iniciado em 2021.
Com ecrã tátil intuitivo, estas máquinas aceitam pagamentos em numerário, cartões bancários (contactless) e ainda MBWay (através de QR Code), oferecendo aos utilizadores dos SMTUC uma grande flexibilidade. As melhorias implantadas no sistema de bilhética ao longo de 2023 reforçam o compromisso dos SMTUC em proporcionar uma experiência de transporte público mais eficiente, conveniente e moderno à comunidade conimbricense e a todos os visitantes. A implementação deste serviço pela Câmara Municipal contou, também, com a parceria da IP.
O momento serviu também para dar a conhecer o portal Coimbra conVIDA, que visa simplificar e agilizar os processos de carregamento de passes e de consulta de movimentos do cartão. Trata-se de um portal simples e intuitivo, que pode ser acedido através de qualquer dispositivo com ligação à internet, seja smartphone ou PC, e elimina, assim, a necessidade de deslocação aos locais de venda, proporcionando uma gestão mais imediata e abrangente dos passes de cada utilizador. Para já, só é possível efetuar o carregamento dos seguintes títulos – “Passe Rede Geral”, “3ª Idade | Reformado/Pensionista por Incapacidade”, “Estudante” e “Sénior + | Reformado por Incapacidade +” – mas em breve será possível carregar outros.
Para efetuar o carregamento, o utilizador deverá registar-se no portal utilizando o e-mail que associou à sua conta quando efetuou a personalização do passe na Loja SMTUC. Após a receção do e-mail de confirmação de sucesso no registo, bastará ao utilizador entrar no portal, associar o cartão de passe que dispõe, escolher o produto que pretende carregar no cartão e por fim, proceder ao pagamento. O carregamento ficará visível na primeira interação do cartão com a máquina de validação que se encontra nos autocarros SMTUC.
Esta nova plataforma permite que todos os utilizadores dos SMTUC desfrutem dos benefícios da modernização digital nos serviços de transporte público de Coimbra, podendo agora carregar os seus passes a qualquer hora e em qualquer lugar. Este é, pois, mais um passo na procura da melhoria da experiência dos utilizadores de transportes públicos na cidade.
A atual presidente do Conselho de Administração, Ana Bastos, aproveitou a ocasião para anunciar a chegada de 12 novos miniautocarros elétricos, possibilitando uma viagem a bordo de uma das novas viaturas, e ainda de outros 10 novos veículos elétricos standard, aquisição comparticipada pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR) para “Promoção da eficiência energética nos transportes coletivos de passageiros incumbidos de missões de serviço público”, que pretende incentivar o uso de veículos mais eficientes e que utilizem fontes de energia com melhor desempenho ambiental. Os 22 novos autocarros aguardam apenas o processo de finalização de instalação do sistema de bilhética, prevendo-se que comecem a circular muito brevemente.
O presidente da CM de Coimbra, José Manuel Silva, aproveitou o momento para saudar o árduo trabalho do Conselho de Administração agora cessante, dos trabalhadores e da diretora-delegada, Maria João de Melo.
Créditos fotográficos: Câmara Municipal de Coimbra | João Pedro Lopes