O evento contou com a participação de 150 pessoas e com o envolvimento de seis ginásios da cidade de Coimbra (Krus hit, Fit&Fun, Holmes Place, Ginásio HUC, Fitness Hut e Body Fitness). Durante cerca de quatro horas, os participantes pedalaram não só em prol da sua saúde, mas por uma causa social, num ambiente de grande camaradagem e solidariedade.
A receita gerada, num total de 1406,35€, foi entregue a Fátima Coelho, da Associação Acreditar, pelos responsáveis da organização, pelo vereador Miguel Fonseca e pelo presidente da União das Freguesias de Coimbra, João Francisco Campos, numa sessão realizada no Mercado Municipal.
“Este evento mostra a versatilidade do nosso Mercado Municipal que, além de um espaço de compras, é cada vez um local de iniciativas culturais, desportivas e outras”, afirmou Miguel Fonseca, destacando “o trabalho de dinamização, revivificação e estímulo de realização de atividades neste magnífico equipamento municipal” que tem vindo a ser feito. O responsável pelo pelouro dos Mercados Municipais evidenciou a vertente solidária da maratona, sustentando que a Acreditar tem em mãos “uma missão que é difícil e para a qual todos os esforços nunca são demais”.
“É com estas iniciativas que vamos em frente”, afirmou Fátima Coelho, agradecendo não só o apoio financeiro, mas também a divulgação do trabalho da associação, que é “fundamental para que a Acreditar chegue cada vez a mais famílias”.
Explicando que a 1ª Maratona Coimbra a Pedalar nasceu de um sonho, João Afonso, o impulsionador do evento, mostrou-se satisfeito com o envolvimento de todos e com o êxito alcançado. “Foi um sucesso e é para repetir, assim queiramos todos”, assegurou Eduardo Almeida, da Renasceia, empresa concessionária dos espaços de restauração do Mercado Municipal. Também o presidente da União das Freguesias de Coimbra se mostrou disponível para apoiar edições futuras.
Créditos fotográficos: Câmara Municipal de Coimbra | Nuno Ávila