A promessa já tinha sido feita pelo presidente da Câmara Municipal na sessão solene do último 25 de Abril. José Manuel Silva anunciou que, à semelhança do que acontece a nível nacional, Coimbra iria criar uma Comissão Municipal para trabalhar a celebração condigna dos 50 anos do 25 de Abril, para “cantar e refletir o 25 e o 26 de Abril”. Uma comemoração, referiu, “que se pretende aberta a todos os contributos que a sociedade civil, política e não política, e que o tecido associativo entendam propor, participar e organizar”.
A Comissão Municipal, hoje apresentada na Casa-Museu Miguel Torga, um espaço histórico de resistência, é composta por Delfim Leão, vice-reitor da UC para a Cultura, Comunicação e Ciência Aberta, Cristina Faria, diretora do Centro Cultural Penedo da Saudade do Instituto Politécnico de Coimbra, Luís Marinho, presidente da Assembleia Municipal de Coimbra, Catarina Pires, secretária do Conselho Municipal de Cultura de Coimbra e presidente da Associação Cultural Há Baixa, António Cerdeira, coordenador intermunicipal do Plano Nacional das Artes, Manuel Rocha, professor do Conservatório de Música de Coimbra e deputado municipal e Helena Duque, coordenadora intermunicipal da Rede de Bibliotecas Escolares.
O programa comemorativo será conhecido oportunamente e terá como base o princípio da participação popular, no sentido de levar a comunidade a propor ideias, envolvendo o centro e a periferia, através de residências artísticas espalhadas pelo concelho, de modo que, do diálogo com a sociedade, resulte arte, seja ela na forma de instalação, espetáculo teatral ou musical. As comemorações vão ter vários momentos e, em setembro, 50 anos depois da maioria silenciosa, a festa sai à rua durante um fim de semana com várias expressões artísticas.
Delfim Leão é professor catedrático do Instituto de Estudos Clássicos e investigador do Centro de Estudos Clássicos e Humanistas da Universidade de Coimbra. É, desde 2019, vice-reitor para a Cultura e Ciência Aberta da UC (2019-2023). No segundo mandato como vice-reitor (2023-2027), é também responsável pela área da Comunicação.
Cristina Faria é doutora em Ensino e Psicologia da Música pela Universidade Nova de Lisboa, investigadora no Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical da Universidade Nova de Lisboa, desde 2009, no âmbito da Educação e Desenvolvimento Humano, coordenadora do Grupo Científico e Disciplinar da Escola Superior de Educação/Instituto Politécnico de Coimbra e docente nas áreas da Música Comunitária e da Voz em Teatro.
Luís Marinho é professor de Direito e Ciência Política e presidente do Instituto Superior Miguel Torga. Foi deputado à Assembleia da República, vice-presidente do Parlamento Europeu e é, desde 2013, presidente da Assembleia Municipal de Coimbra e da Assembleia Intermunicipal da CIM – Região de Coimbra. É dirigente nacional do Partido Socialista.
Catarina Pires tem formação em História da Arte, Comunicação em Ciência e Museologia. Trabalha com a Associação MãoSimão, na área da mediação de públicos e curadoria. É presidente da direção e diretora artística da Associação Há Baixa, onde desenvolve projetos de arte comunitária multidisciplinares. É primeira secretária da Mesa do Conselho Municipal de Cultura do Município de Coimbra desde janeiro de 2023.
António Cerdeira é docente de História no Ensino Básico, assistente convidado na Escola Superior de Educação de Coimbra, desempenha as funções de coordenador intermunicipal do Plano Nacional das Artes.
Manuel Rocha é docente de violino no Conservatório de Música de Coimbra. Desempenhou funções de diretor daquela escola artística entre 2005 e 2017. É membro da Brigada Victor Jara desde 1977. Integrou, a convite de Luís de Matos, a Comissão de elaboração da candidatura de Coimbra a CEC2027. É dirigente sindical, político e associativo, membro da Assembleia Municipal de Coimbra e da Assembleia Intermunicipal da CIM-Coimbra.
Helena Duque é licenciada em História – ramo de formação educacional pela Faculdade de Letras da UC, com pós-graduação em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares pela UAb. Desempenha Funções de Coordenadora Interconcelhia do Programa Rede de Bibliotecas Escolares [ME] desde 2005-2006.
Créditos fotográficos: Câmara Municipal de Coimbra | João Paulo Silvano