23 Novembro 2023

Tabuleiro inferior da ponte Açude cortado ao trânsito automóvel a partir de 2ª feira

Tabuleiro inferior da ponte Açude cortado ao trânsito automóvel a partir de 2ª feira

A partir da próxima segunda-feira, dia 27 de novembro, e até ao final do ano, o acesso ao tabuleiro inferior da ponte Açude vai estar cortado, em ambos os sentidos, à circulação automóvel, devendo optar-se pelo tabuleiro superior da ponte Açude. Este condicionamento deve-se ao facto da Águas do Centro Litoral, S.A., (AdCL) iniciar na próxima segunda-feira a fase final de ligações da empreitada de “Conduta Adutora até ao Açude/Ponte e Emissário do Setor Central I – Troço entre a Estação Nova e o Açude/Ponte”, que integrará o Sistema Adutor da Boavista – Sector Central I, no que respeita ao abastecimento de água, e o Sistema de Drenagem de Águas Residuais do Choupal, relativamente ao saneamento, em Coimbra.

Esta fase final de ligações implicará alguns constrangimentos de trânsito faseados, que serão, sempre, devidamente assinalados. Um desses condicionamentos tem início logo na segunda-feira e mantém-se até ao final do ano: o corte no acesso ao tabuleiro inferior da ponte Açude, em ambos os sentidos. A circulação automóvel deve realizar-se pelo tabuleiro superior da ponte Açude.

 

Constrangimento de trânsito no tabuleiro inferior da ponte Açude

 

 

Esta empreitada, cujo investimento ronda 1,75 milhões de euros, cofinanciado pelo POSEUR, tem como objetivo a conclusão das infraestruturas dos “sistemas em alta” de abastecimento de água e drenagem de águas residuais, que constituem o designado Sector Central I, em Coimbra, no troço compreendido entre a Estação Nova e a zona do Açude-Ponte, contemplando os seguintes trabalhos:

 

Abastecimento de água

 

Instalação de conduta adutora entre a Estação Nova e a zona da Ponte do Açude, numa extensão de cerca de 1,3 km, em ferro fundido dúctil, com um diâmetro DN 700mm;

 

Saneamento de águas residuais

 

Instalação de coletor gravítico de ligação entre a o troço de Emissário em execução, junto à Estação Nova e o Emissário existente junto à Ponte do Açude, numa extensão de 1,05 km, em ferro fundido dúctil, com um diâmetro DN 900mm.

Obras estas que dão continuidade aos trabalhos que decorrem entre a Praça 25 de Abril e a Estação Nova, no valor de aproximadamente 4,7 milhões de euros, realizada em parceria com a Infraestruturas de Portugal e com a Águas de Coimbra, num Agrupamento de Entidades Adjudicantes, e que inclui o troço inicial da Conduta Adutora e do Emissário e Sistema Elevatório de Águas Residuais.

 

Estas infraestruturas visam o reforço da capacidade de abastecimento de água à Zona Norte e “baixa” da Cidade de Coimbra, bem como o reforço do abastecimento de água ao concelho da Mealhada, no que respeita à componente de abastecimento de água, e visam também a substituição do denominado Intercetor Geral da Cidade, infraestrutura com mais de 60 anos, a qual apresenta um estado e condição deficitário, isto no que respeita à componente de Águas Residuais.

 

As duas empreitadas, e respetivas fiscalizações, são objeto de financiamento pelo POSEUR, com uma taxa de comparticipação de 85%.v

 

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×