O simulacro está a ser planeado pelo Serviço Municipal de Proteção Civil, sob supervisão do vereador responsável por esse pelouro, Carlos Matias Lopes, e integra o ciclo de planeamento e resposta dos planos existentes no Município, bem como uma análise para eventual atualização dos mesmos.
Os exercícios vão decorrer em cenários virtuais, em articulação com as diversas entidades, unidades orgânicas e agentes de proteção civil do Município, tendo ainda sido convidadas a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, o Instituto Nacional de Emergência Médica, a Agência Portuguesa do Ambiente e a Infraestruturas de Portugal.
Vão ser desenvolvidos diversos cenários de decisão em sala, designados Table Top Exercises (TTX) e injeção de exercícios à escala real (Live Exercises – LIVEX), para que as entidades possam realizar e enquadrar as suas competências no Plano Municipal Emergência.
A reunião da CMPC foi presidida pelo presidente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, José Manuel Silva, e contou com a presença do vereador Carlos Matias Lopes, bem como das entidades que representam a CMPC, assim como entidades convidadas.