3 Novembro 2023

Musealização do Mikveh apoiada a 60% pelo ProMuseus

Musealização do Mikveh apoiada a 60% pelo ProMuseus

A candidatura apresentada pela Câmara Municipal (CM) de Coimbra ao ProMuseus 23 – Programa de Apoio a Museus da Rede Portuguesa de Museus, destinada a musealizar o Mikveh – Banhos Rituais de Purificação, situados na rua Visconde da Luz, foi aprovada, obtendo uma comparticipação de 60% do investimento total, o que se traduz em 44.226,40 euros de apoio. A assinatura do contrato decorreu a 26 de outubro no Museu da Marinha, com a presença da secretária de Estado da Cultura, Isabel Cordeiro, do diretor geral do Património Cultural, João Carlos dos Santos, e da chefe da Divisão de Museologia da CM de Coimbra, Elisabete Carvalho.

A linha de financiamento, através da área “Estudo, investigação e exposições”, vai permitir a recuperação e valorização do Mikveh – Banhos Rituais de Purificação e contribuir para dar visibilidade a um achado de características únicas no país, estimulando, assim, o seu conhecimento e interpretação, associado a uma prática religiosa judaica que, após o édito de expulsão de D. Manuel I (5 de dezembro de 1496), se torna proibida. Trata-se de uma estrutura rara, não se conhecendo, em Portugal, nenhum equipamento deste tipo que se encontre tão bem preservado.

 

De referir que o edifício onde se localiza o Mikveh foi adquirido pelo Município em 2021, com o objetivo de dar a conhecer esta estrutura e a sua relação com a história da cidade. É um achado de enorme relevância, desde logo por acrescentar materialidade a uma presença que parece ter-se desvanecido – os vestígios materiais que atestam a presença de judeus são muito raros ou, praticamente, inexistentes. Mas é, igualmente, relevante pela antiguidade e estado de conservação.

 

Na cerimónia de assinaturas de contratos do ProMuseus 23, o Museu Municipal de Coimbra, a convite da Direção Geral do Património Cultural, aproveitou a ocasião para apresentar um dos projetos mais relevantes anteriormente financiados, mais precisamente a renovação da aplicação multimédia do Núcleo da Cidade Muralhada – Torre de Almedina, cofinanciado pelo ProMuseus 2019.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×