28 Novembro 2023

CM de Coimbra prepara novo Regulamento do “Prémio Empreendedorismo no Feminino”

CM de Coimbra prepara novo Regulamento do “Prémio Empreendedorismo no Feminino”

O Executivo Municipal aprovou, na reunião de Câmara de 27 de novembro, a abertura de um procedimento tendo em vista a elaboração do Regulamento do Prémio Empreendedorismo no Feminino, que visa reconhecer personalidades e iniciativas inovadoras desenvolvidas por empreendedoras no concelho de Coimbra. O prémio vai atribuir distinções na categoria “Projeto” e “Carreira”, ambos com um valor monetário associado. Após consulta pública e aprovação da versão final pelo Executivo, o regulamento será remetido à Assembleia Municipal.

O “Prémio Empreendedorismo no Feminino” foi anunciado a 8 de março de 2023, Dia Internacional das Mulheres, pelo vereador Miguel Fonseca, no âmbito da promoção do empreendedorismo feminino no concelho de Coimbra, e com o objetivo de reconhecer e premiar as mulheres que escolheram o município para implementar os seus projetos e as suas ideias. Trata-se de uma iniciativa que visa promover as empreendedoras estabelecidas na cidade, através da atribuição de prémios em duas tipologias específicas (com a respetiva dotação anual prevista nas Grandes Opções do Plano da Câmara Municipal de Coimbra).

 

Assim, este galardão é constituído pelo Prémio “Projeto”, que distingue projetos implementados, no concelho, liderados por uma ou mais empreendedoras nos últimos cinco anos, com destacado mérito e impacto na sociedade, e pelo Prémio “Carreira”, atribuído a uma personalidade feminina de “claro valor alcançado na sua área profissional, que se tenha distinguido nos últimos 10 anos, de forma inequívoca como catalisadora ou protagonista de ações de empreendedorismo, apoiando um crescimento inclusivo e sustentável da sociedade.” A proposta de regulamento prevê que à(s) vencedora(s) do Prémio “Projeto” seja atribuído um montante de três mil euros. Já a vencedora do Prémio “Carreira” receberá dois mil euros.

 

As vencedoras poderão integrar o júri do ano imediatamente seguinte àquele em que foram distinguidas. O prémio é indivisível e não poderá ser concedido a título póstumo. Será atribuído por um Júri constituído por sete membros, presidido pelo presidente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra e tendo como vice-presidente o vereador com o pelouro do Empreendedorismo, Investimento e Emprego, Miguel Fonseca. Os restantes membros do júri serão indicados pela CM de Coimbra, entre personalidades de destaque da sociedade civil, que estejam associadas diretamente à área do Empreendedorismo e da Inovação.

 

O Prémio Empreendedorismo no Feminino é uma iniciativa enquadrada no âmbito das competências da CM Coimbra para elaborar projetos de regulamentos com eficácia externa, tendo em vista o apoio e promoção de atividades económicas de interesse para o município.

 

O projeto de regulamento do Prémio Empreendedorismo no Feminino vai a reunião do Executivo Municipal para que este delibere o início do procedimento, o publicite, e divulgue a possibilidade de qualquer cidadão se constituir interessado, apresentando os seus contributos.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×