17 Novembro 2023

Casa Municipal da Cultura acolhe debate sobre o regime jurídico do maior acompanhado no dia 21

Casa Municipal da Cultura acolhe debate sobre o regime jurídico do maior acompanhado no dia 21

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra promove, no próximo dia 21 de novembro, das 9h00 às 13h00, na Sala Francisco Sá de Miranda da Casa Municipal da Cultura, o seminário “Regime Jurídico do Maior Acompanhado: Esclarecer para Melhor Atuar, uma iniciativa integrada no programa ‘Novembro | Mês da Rede Social de Coimbra’. O evento foi organizado pelo Gabinete de Gerontologia e Envelhecimento Ativo da autarquia, Comissão Municipal de Proteção ao Idoso de Coimbra (CoMPIC), em estreita articulação com a Rede Social de Coimbra, a Procuradoria da República da Comarca de Coimbra e a Procuradoria-Geral Regional de Coimbra.

A inscrição no seminário é gratuita, mas obrigatória, através do link https://forms.gle/URuLXJTNmSqyRDS99. O programa começa às 9h30, com a sessão de abertura, que conta com a presença de Ana Simões, magistrada do Ministério Público coordenadora da Comarca de Coimbra, Regina Corvo Carvalheira, procuradora da República assessora na Procuradoria-Geral Regional de Coimbra e Ana Cortez Vaz, vereadora com o Pelouro da Ação Social da CM de Coimbra. A moderação vai estar a cargo de Sónia Guadalupe, professora auxiliar na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.

 

Às 10h00, o “Regime Jurídico do Maior Acompanhado: Principais Considerações” é o mote da intervenção de Rosário Zincke dos Reis, presidente da Direção Nacional da Alzheimer Portugal, e meia hora depois vai ter lugar o debate com o tema “Regime Jurídico do Maior Acompanhado: Imposições, Implicações e Desafios”, com a participação de Ana Simões, Rosário Zincke dos Reis, Fátima Mota, administradora da Fundação Bissaya Barreto e responsável pela Área Social do Serviço SOS Pessoa Idosa, e Horácio Firmino, diretor do Centro de Responsabilidade Integrado de Psiquiatria do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, EPE.

 

O programa continua, às 11h30, com a intervenção de Regina Corvo Carvalheira, com o título “Criação de uma Bolsa de Acompanhantes na Comarca de Coimbra no âmbito do Regime Jurídico do Maior Acompanhado – Proteção de Pessoas Adultas mais Velhas e Incapazes: Uma Possibilidade”, a que se segue debate sobre o tema e, mais tarde, às 12h30, a sessão de encerramento, com a intervenção de Ana Cortez Vaz.  

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×