2 Outubro 2023

Louvor coletivo assinala 20º aniversário da Polícia Municipal de Coimbra

Louvor coletivo assinala 20º aniversário da Polícia Municipal de Coimbra

A Polícia Municipal de Coimbra comemorou ontem, dia 1 de outubro, o seu 20º aniversário. Para assinalar a data, o presidente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, José Manuel Silva, distinguiu o “notável e elevado nível de competência técnica, abnegada entrega pessoal no cumprimento do dever, mesmo com prejuízo pessoal, e inquebrantável compromisso com o interesse público”, através de um louvor coletivo. Já o comandante Celso Marques salientou alguns exemplos do investimento que o atual executivo tem promovido junto da Polícia Municipal e resumiu as estatísticas de 2022, com destaque para 8.330 autos de contraordenações rodoviárias.

Criada a 1 de outubro de 2003, a Polícia Municipal de Coimbra assinalou ontem o seu 20º aniversário com uma cerimónia oficial, realizada na sua sede, na Avenida Sá da Bandeira, com direito a forças em parada e ainda a uma bênção do padre José Luís Borga, que proferiu uma oração dedicada ao efetivo. Ainda assim, o destaque foi para o louvor coletivo proferido pelo presidente da autarquia.

 

José Manuel Silva distinguiu o “notável e elevado nível de competência técnica, abnegada entrega pessoal no cumprimento do dever, mesmo com prejuízo pessoal, e inquebrantável compromisso com o interesse público”. Entre outros serviços, o presidente sublinhou o trabalho deste serviço municipal durante a pandemia COVID-19: “a par de outras profissões, os polícias municipais foram igualmente de grande relevância no combate municipal à epidemia COVID-19, com elevado espírito de sacrifício pessoal, altruísmo, espírito de missão e risco para sua saúde e vida, num contexto de imprevisibilidade e desconhecimento generalizado”.

 

“Face ao seu desempenho, pelas suas qualidades pessoais, competência técnica e dedicação à causa pública, os membros do efetivo da Polícia Municipal de Coimbra têm prestigiado e dignificado esta Polícia Municipal e, por decorrência, o Município de Coimbra, sendo o seu contributo fundamental para a melhoria da segurança e qualidade de vida dos cidadãos do concelho, garantindo os seus direitos fundamentais e promovendo o seu direito à cidade, afigurando-se ser de inteira justiça que, através de público louvor, os serviços pelos mesmos prestados sejam reconhecidos como muito relevantes, de fundamental interesse público e de elevadíssimo mérito”, conclui o louvor.

 

Antes da leitura do louvor, o presidente da CM de Coimbra reconheceu ainda que a corporação da Polícia Municipal precisa de ser “mais acarinhada”. Como tal, garantiu que o executivo municipal pretende investir quer nas instalações quer no equipamento. José Manuel Silva realçou ainda o facto de este ano ter sido possível proceder ao rejuvenescimento da corporação com a entrada de 14 novos recrutas estagiários, que terminam a sua formação em fevereiro do próximo ano.

 

 

“A nossa missão sem a Polícia Municipal seria mais complicada e até impossível”, alertou José Manuel Silva. “Este corpo de Polícia é insubstituível nas suas missões”, afirmou o autarca.

 

Já o comandante Celso Marques destacou o “grande investimento” feito pelo atual executivo, com a admissão de 14 agentes estagiários; a substituição e atualização de todo o sistema informático e ainda a melhoria das instalações policiais. De forma a melhorar o parque automóvel envelhecido, Celso Marques destacou também a aquisição de duas viaturas elétricas. Celso Marques resumiu ainda as estatísticas de atuação da Polícia Municipal: 8.330 autos de contraordenação rodoviária, remoção de 471 veículos, elaboração de 532 processos de viaturas em situação de abandono, notificação de 478 proprietários pela falta de limpeza de terrenos e de 432 entidades para proceder às inspeções de elevadores, e elaboração de 372 mandados de notificação.

 

No final, houve ainda espaço para o corte do bolo de aniversário, que possibilitou o convívio entre o executivo municipal, os agentes e as respetivas família.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×