Assim, e após verificação dos horários atualmente praticados, são propostas alterações em 20 linhas convencionais dos SMTUC, acrescidas de uma alteração na Linha Vermelha do Sistema ECOVIA já a partir do próximo dia 15 de setembro, data de início do ano letivo de 2023/24.
Na Linha 6, que assegura ligações entre os hospitais públicos da cidade, é proposto o alargamento do tempo de percurso das viagens em ambos sentidos, em quatro minutos. Já na Linha 6F, está prevista a criação de novas viagens nos dias úteis, nomeadamente que passem a realizar-se viagens com partida de Fala às 22h30 e 23h55 e, ainda, uma nova partida dos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC) às 23h15, de forma a garantir alternativa de mobilidade aos funcionários do hospital que terminam o expediente às 23h00.
Já nas Linhas 10, 16G, 22 e 39 é proposto que o tempo de viagem seja alargado, permitindo uma melhoria de fiabilidade dos horários. No que respeita às Linhas 19, 19T e 19R, a proposta incide no prolongamento de percursos até à estação de Coimbra-B, após o ponto de paragem no Hospital da Luz, seguindo depois para a Av. Fernão de Magalhães no seu percurso habitual.
Já o horário das 8h25, em Taveiro, na Linha 12, ao sábado, será suspenso prevendo-se que em alternativa passe a ser assegurado pela Linha 21 às 6h40, 8h00 e 9h20 uma vez que esta, nas deslocações com partida de Arzila, passa a fazer percurso pelo interior das povoações entre a Rotunda de Telhões e a R. Dr. Luís de Freitas Morna. Esta proposta permitirá o acrescento de oito paragens ao percurso, num claro esforço para melhorar o serviço prestado à população residente.
Em relação à Linha 25, em caso de aprovação da proposta, será alterada a viagem das 10h35 (Casal da Rosa), passando a terminar no Arnado em vez de o fazer na Beira-Rio. A viagem das 19h00, verá a sua partida retardada para as 19h10, no Casal da Rosa. No que concerne à Linha 29, é proposta a alteração do ponto de horário na R. António Granjo (Coimbra A) para a R. do Padrão (Coimbra B), passando assim a designar-se “Linha 29 (Estação Coimbra B – Hospitais U.C.)”.
Relativamente à Linha 37, propõe-se que o tempo de percurso da ida seja aumentado em cinco minutos, mantendo iguais os tempos de retorno. Esta alteração resultará na redução da oferta atual em quatro viagens. Contudo, permitirá o aumento de fiabilidade no cumprimento dos horários anunciados.
Quanto à Linha 38, é sugerido que a viagem com partida do Polo II às 20h30 passe a terminar na Portagem, em detrimento de Santa Clara. Já o horário com partida às 20h40, no período de férias escolares de Verão, passa a ser assegurado pela Linha 38F (via Portela). O horário das 8h40 da Linha 38F, aos sábados, na Portagem, será suspenso, tendo como alternativa a Linha 14T, com uma partida da Beira Rio às 8h50.
No que diz respeito à Linha 43, a proposta incide unicamente no alargamento do tempo de deslocação do percurso, sendo necessário atrasar a viagem das 14h10, aos domingos na Portagem, passando a realizar-se às 14h20.
Por fim, nas Linhas 50T e 50S, é proposto a criação de mais uma viagem à localidade da Marmeleira, no final da manhã, nos dias úteis, através do prolongamento de uma viagem da Linha 50T que passará a realizar o percurso da Linha 50S. Esta viagem terá início às 13h45 na Manutenção, em vez da atualmente realizada pela Linha 50T às 13h50. Também é proposto que a viagem das 12h30 com início na Manutenção seja antecipada para as 12h25 e que haja alargamento dos tempos de viagem seguintes com alteração dos horários.
No que diz respeito à Linha Vermelha do Sistema ECOVIA, e de forma a garantir uma melhor articulação com os serviços prestados pela CP – Comboios de Portugal, é proposta a alteração do tempo de percurso para 15 minutos em cada sentido, passando a frequência de 10 e 20 minutos para 15 minutos.
Os SMTUC e a Autoridade Municipal de Transportes farão a monitorização destas alterações ao longo das próximas semanas de forma a aferir a consistência dos dados que suportaram a decisão e, caso se revele necessário, intervir na prossecução dos interesses de mobilidade do Município.