6 Setembro 2023

Coimbra assina declaração de compromisso para implementação do projeto “Bairros Comerciais Digitais”

Coimbra assina declaração de compromisso para implementação do projeto “Bairros Comerciais Digitais”

O Município de Coimbra, enquanto líder do consórcio que apresentou o projeto @Baixa Coimbra, um dos 65 aprovados a nível nacional no âmbito da medida “Bairros Comerciais Digitais”, recebeu hoje, dia 6 de setembro, a declaração de compromisso, no Palácio da Bolsa, no Porto. O vereador da Economia da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, Miguel Fonseca, que representou a autarquia na iniciativa, considerou o momento “histórico para a Baixa” da cidade.

O projeto @Baixa Coimbra, apresentado pelo Município de Coimbra, em consórcio com a Agência de Promoção para a Baixa de Coimbra (APBC) e a associação de desenvolvimento local CoimbraMaisFuturo, à medida “Bairros Comerciais Digitais” do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) foi um 65 aprovados pelo Governo, tendo garantido um financiamento de 1,236 M€, o terceiro maior aprovado a nível nacional. Os projetos foram apresentados na manhã desta quarta-feira, dia 6 de setembro, no Palácio da Bolsa, no Porto, pelo secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda.

 

Na entrega da declaração de compromisso aos promotores que foi feita pela diretora-geral das Atividades Económicas, Fernanda Ferreira Dias, o projeto de Coimbra esteve representado pelo vereador da Economia da Câmara Municipal, enquanto líder do consórcio. “Este é um dia histórico para a Baixa de Coimbra, marca o início de um projeto transformador, que constituirá um ponto de viragem para o comércio desta zona da cidade, com vantagens em várias frentes para comerciantes, residentes e visitantes”, considera Miguel Fonseca.

 

A presidente da APBC, Assunção Ataíde, e o presidente da CoimbraMaisFuturo, Nelson Lopes, também estiveram presentes nesta sessão que simboliza o arranque da implementação do @Baixa Coimbra. O projeto, que combina tradição e modernidade, prevê a utilização de ferramentas digitais para gerar uma nova forma de relacionamento entre os comerciantes, os consumidores e o espaço público, contemplando, ainda, a criação de uma identidade visual comum. Vai transformar a Baixa de Coimbra num verdadeiro centro comercial ao ar livre, mas também online, conectado e adaptado às novas tendências de consumo, onde os clientes poderão fazer as suas compras e usufruir do espaço.

 

A Baixa da cidade foi a área que o consórcio delimitou geograficamente para a implementação deste projeto, tendo em conta a forte densidade de espaços comerciais e de prestação de serviços que a caracteriza (836 estabelecimentos numa área de 24,5 hectares). A par do desenvolvimento da cultura de Bairro e do destaque dado ao património e às indústrias criativas, no @Baixa Coimbra está prevista a introdução de mobiliário urbano inteligente, como mupis, bancos com tecnologia para carregar telemóveis, painéis informativos para visualizar, em tempo real, os lugares de estacionamento existentes.  O investimento em sistemas de informação digital e realidade aumentada, a operacionalização de uma plataforma de gestão inteligente de apoio à tomada de decisão e monitorização da área de abrangência, estão também contemplados.

 

A aprovação deste projeto, que deverá estar implementado até final de 2025, é uma oportunidade para Coimbra impulsionar o crescimento económico, promover a proximidade e a coesão territorial, bem como a digitalização dos operadores económicos e dos seus modelos de negócio, o comércio em linha e a integração digital das cadeias de abastecimento e escoamento.

 

A medida “Bairros Comerciais Digitais” vai abranger 25 mil estabelecimentos a nível nacional e tem uma dotação total de 52,5 milhões de euros que deverá, em breve, ser reforçada com 25 milhões de euros, estando neste momento o Governo a aguardar a aprovação da Comissão Europeia.

 

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×