É a terceira vez que Portugal acolhe o Mundial de Polo Aquático Feminino Sub20 e Coimbra foi a cidade escolhida para esta edição, depois da competição já ter passado pelo Porto (2007) e pelo Funchal (2019). Assim, de 8 a 15 de setembro, o Centro Olímpico de Piscinas Municipais de Coimbra vai acolher esta importante competição bianual organizada pela Federação Internacional de Natação, que conta com a participação de cerca de 300 jovens da elite mundial do polo aquático, em representação de 20 seleções nacionais de juniores.
Este mundial traz novidades, já que o número de equipas aumentou e passou de 16 para 20 e o modelo competitivo também foi alterado, segundo informa a Federação Portuguesa de Natação no seu website. As equipas vão ser divididas em duas divisões informais – uma com oito equipas e outra com 12 – e depois da fase de grupos, todas as equipas da primeira divisão e as quatro melhores da segunda divisão prosseguem na disputa pelo título. As restantes vão jogar para uma classificação entre o 13º e o 20º lugar.
O diretor técnico nacional, Miguel Pires, explica, no website da Federação Nacional de Natação, que “com este modelo, cada equipa disputa pelo menos seis jogos no decorrer do torneio e a competição será certamente mais interessante, porque não haverá muitos jogos desnivelados. As equipas irão fazer mais jogos contra outras de nível similar permitindo ter prestações mais adequadas e contribuir para o desenvolvimento de ambas”.
A seleção portuguesa já realizou um estágio integrado na fase de preparação para o Mundial Sub20 no Jamor (Lisboa) e em Barcelona e encontra-se, agora, a participar no Torneio de Pontevedra. A seleção vai estar depois concentrada em Rio Maior, de 30 de agosto a 3 de setembro, e arranca para Coimbra no dia 4 de setembro. Portugal integra o Grupo C com a África do Sul e a Nova Zelândia. A formação lusa defronta no primeiro jogo, a 8 de setembro, a África do Sul e no segundo jogo, a 9 de setembro, a Nova-Zelândia.
A Câmara Municipal deseja uma boa competição à formação lusa e apela a todos para apoiarem a seleção nacional na disputa pelo título mundial, que decorre entre 8 e 15 de setembro, em Coimbra.
GRUPOS:
Grupo A – Países Baixos, Espanha, Grécia e Brasil
Grupo B – EUA, Itália, Israel e Hungria
Grupo C – África do Sul, Nova Zelândia, Portugal
Grupo D – França, Canadá e Chile
Grupo E – Croácia, Japão, China
Grupo F – Austrália, Índia e Cazaquistão