Coimbra vai acolher, de 26 a 31 de julho, os “Dias nas Dioceses”, um encontro a nível nacional que precede a JMJ (que decorre de 1 a 6 de agosto, em Lisboa) e que consiste na integração dos jovens vindos de todo o mundo nas comunidades paroquiais, nas várias dioceses do país. A CM de Coimbra aceitou o repto do COD de Coimbra e disponibilizou-se, desde o primeiro instante, a prestar o apoio logístico, colocando ao dispor para o efeito os meios e recursos necessários. A autarquia vai apoiar este evento preparatório da JMJ através da cedência de estabelecimentos escolares para alojamento, higiene, refeições e realização de atividades propostas pelos Comités Organizadores Territoriais (COT).
Os milhares de jovens que vão participar no encontro dos “Dias na Dioceses” em Coimbra vão ficar alojados, fazer as suas refeições e atividades nos estabelecimentos escolares cedidos pela CM de Coimbra, mais concretamente na EB 2,3 Rainha Santa Isabel (salas e auditório para alojamento e atividades no exterior e interior, refeitório para refeições diárias), na EB 2,3 Alice Gouveia (salas e auditórios para atividades no interior), na EB 2,3 Eugénio de Castro (salas e auditórios para atividades no interior), na Escola Secundária Avelar Brotero (salas e auditórios para higiene diária e atividades no exterior e interior), na Escola Secundária Infanta Dona Maria (salas e auditórios para higiene diária e atividades no exterior e interior) na Escola Secundária D. Dinis (salas e auditório para alojamento e atividades no exterior e interior, refeitório para refeições diárias) e na Escola Silva Gaio (salas e auditórios para alojamento, higiene diária e atividades no exterior e interior).
Para além da cedência destes espaços, essenciais para garantir o acolhimento, pernoita e higiene dos peregrinos, o Município de Coimbra compromete-se a prestar apoio logístico para a realização de várias iniciativas de caráter religioso e de convívio social, que terão lugar no espaço público, sendo de assinalar, a título de exemplo, a colaboração através da atribuição de isenção do pagamento de taxas de ocupação de espaço público, o fornecimento de energia elétrica, o reforço do serviço de policiamento, a limpeza e higiene, bem como a emissão das indispensáveis licenças para a realização de atividades em espaço público.
A Câmara Municipal cedeu gratuitamente, a Sala D. Afonso Henriques para a realização de um jantar buffet, 120 grades para colocar na Praça Heróis do Ultramar, bem como palcos e cadeiras para as atuações que se irão realizar na Praça da Canção. A autarquia assegurou, ainda, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, a elaboração e operacionalização do Plano de Segurança para o festival, bem como, através da Divisão de Mobilidade Urbana, a elaboração e operacionalização de um Plano de Mobilidade para o evento.
Foi, ainda, autorizado o acesso à rede de transportes do Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) através de emissão do título Passe Bem/Coimbra Convida, no valor de 6 euros por utilizador, sendo que o custo associado é, em todo o caso, assegurado pela Diocese de Coimbra. A oferta da rede de transportes dos SMTUC foi reforçada para esse período.
A Divisão de Saúde da autarquia tratou, ainda, da autorização e licenciamento para a colocação de uma Unidade Móvel do Instituto Português do Sangue e da Transplantação, tendo em vista a realização de uma ação de sensibilização para a dádiva de sangue, no dia 29 de julho, na Praça da Canção. A ação é promovida e realizada em parceria com a Federação das Associações de Dadores de Sangue, COD Coimbra e Instituto Português do Sangue e da Transplantação.
A autarquia assegurou, ainda, o serviço da Polícia Municipal, que ira efetuar o patrulhamento e vigilância às zonas envolventes ao Festival da Juventude, e da Cruz Vermelha, que terá um dispositivo de socorro e segurança no recinto, do qual faz parte um posto médico avançado, três equipas de socorro apeadas e duas ambulâncias.
O encontro “Dias nas Dioceses” pressupõe uma série de iniciativas de caráter religioso e de convívio social, que terão lugar no espaço público, nomeadamente na Praça da Canção e na zona envolvente, no Jardim da Sereia, no Largo da Sé Nova, na Praça Heróis do Ultramar e no espaço em frente à Igreja São José e zona circundante. O evento central, que reunirá em Coimbra cerca de 20 mil jovens de diferentes nacionalidades, será o Festival da Juventude (For God Shake Festival), no dia 29 de julho, na Praça da Canção, entre as 14h00 e as 00h30.
O Festival da Juventude, que será realizado em recinto aberto, caracteriza-se por ser um evento cultural, religioso e de convívio com a comunidade que, para além da celebração da Eucaristia, integra outros momentos de oração e introspeção, bem como música e animação. O Festival da Juventude pretende proporcionar aos peregrinos da JMJ 2023, que realizam os “Dias nas Dioceses” no concelho de Coimbra, convívio e partilha de experiências e ideologias. O evento é aberto à participação da comunidade civil.
Os jovens que estarão em Coimbra nos “Dias na Dioceses” partem, depois, no dia 31 de julho, para Lisboa, para o grande encontro, com a presença do Papa Francisco.