Para além do vereador Carlos Matias Lopes, estiveram presentes na reunião o diretor do Departamento de Ambiente e Sustentabilidade, António Martins, o Serviço Municipal de Proteção Civil, bem como os presidentes, representantes e oficiais de segurança das Juntas e Uniões de Freguesia de Torres do Mondego, de Assafarge e Antanhol, de Trouxemil e Torre de Vilela, de São João do Campo e de Santo António dos Olivais, freguesias que já têm o plano implementado.
A sessão contou também com a participação, em representação da ANEPC, de João Lucas, que falou sobre o Programa “Aldeia Segura – Pessoas Seguras”, da Guarda Nacional Republicana, que abordou o tema Floresta Segura, da Companhia de Bombeiros Sapadores de Coimbra, para apresentar a Resposta Operacional no Concelho de Coimbra, da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro , para abordar a primeira intervenção aos Incêndios Rurais, e da Unidade Técnica Florestal, que apresentou o Programa no Município de Coimbra.
Foram, ainda, entregues e demonstrados os kits, coletes e sinalética por parte da ANEPC. Os Municípios e as Freguesias, pelas suas competências em matéria de Proteção Civil e pela maior proximidade aos cidadãos, mobilizam as comunidades locais, fortalecendo relações de confiança e estimulando a participação das suas populações. O papel dos cidadãos, em particular dos Oficiais de Segurança Local, é fundamental para assegurar o envolvimento da comunidade, dando força ao lema “todos somos proteção civil”.
“Aldeia Segura” é um Programa de Proteção de Aglomerados Populacionais e de Proteção Florestal, destinado a estabelecer medidas estruturais para proteção de pessoas e de bens, e dos edificados na interface urbano-florestal, com a implementação e gestão de zonas de proteção, identificando pontos críticos e locais de refúgio. Já “Pessoas Seguras” destina-se a promover ações de sensibilização para a prevenção de comportamentos de risco, medidas de autoproteção e realização de simulacros de planos de evacuação, em articulação com as autarquias locais.