Pela cidade histórica portuguesa passarão personalidades como Djamila Ribeiro, filósofa e escritora brasileira, Yara Nakhanda Monteiro, escritora luso-angolana, Laurentino Gomes, historiador brasileiro, Rafael Gallo, vencedor do prémio Saramago, além de Andrea Nogueira, gerente do SESC São Paulo, Ricardo Barberena, diretor do Instituto de Cultura da PUCRS, e muitos outros.
A iniciativa é o primeiro passo para a inauguração da Casa da Cidadania da Língua, que ocorrerá em Coimbra em outubro de 2023. Com debates, palestras e performances, o Ciclo Cidadania da Língua serve como uma introdução a um projeto ambicioso e vai promover a reflexão em um momento em que a língua portuguesa ganha cada vez mais espaço internacional.
Nesse contexto, passa a ser urgente o debate sobre como a cultura se transforma em marca de território, a expansão de uma programação cultural em português, o lugar de fala, os trânsitos entre arte e literatura, os desafios da nova cidadania e o acesso à educação. Além disso, o evento aborda a criação de um mercado de edição internacional e o futuro da literatura de língua portuguesa.
A parceria com a Feira do Livro de Coimbra e a participação de importantes representantes da cultura e da literatura, como Maria Carlos Pêgo e Rafael Nascimento, respetivamente diretora do Departamento de Cultura e Turismo e chefe da Divisão de Cultura da Câmara Municipal de Coimbra, e Alberto Santos, curador da Escritaria Penafiel, também destacam a relevância do Ciclo Cidadania da Língua.
Consulte aqui a programação completa do primeiro Ciclo Cidadania da Língua.