16 Junho 2023

Campanha de sensibilização “Tornar Visível o [in]Visível” apresentada publicamente no dia 15 de junho

Campanha de sensibilização “Tornar Visível o [in]Visível” apresentada publicamente no dia 15 de junho

A campanha de sensibilização “Tornar Visível o [in]Visível”, levada a cabo pela Câmara Municipal (CM) de Coimbra, foi apresentada publicamente no passado dia 15 de junho, Dia Mundial da Consciencialização da Violência contra a Pessoa Idosa, no decorrer da iniciativa “Encruzilhada da violência contra as pessoas adultas mais velhas”, que se realizou durante a tarde na Casa Municipal da Cultura. A apresentação da campanha contou com a presença da vereadora da Ação Social da CM de Coimbra, Ana Cortez Vaz.

A campanha de sensibilização foi lançada pelo Gabinete de Gerontologia e Envelhecimento Ativo da Câmara Municipal no Dia Mundial da Consciencialização da Violência contra a Pessoa Idosa, instituído em 2006 pela Rede Internacional para a Prevenção do Abuso à Pessoa Idosa (“The International Network for the Prevention of Elder Abuse”). A iniciativa decorreu durante o evento “Encruzilhada da violência contra as pessoas adultas mais velhas”, que se contou com a participação da vereadora da Ação Social, Ana Cortez Vaz, na sessão de encerramento.

 

A vereadora apresentou algumas preocupações, designadamente “a notória falta de resposta do Estado para as pessoas mais velhas” e a “necessidade de se investir na formação e capacitação dos profissionais que lidam com os idosos, sobretudo os que sofrem de demência”, lançando um repto ao Gabinete de Gerontologia e Envelhecimento Ativo para organizar uma iniciativa que se debruce sobre os cuidadores formais e informais.

 

A campanha de sensibilização “Tornar Visível o [in]Visível” contou com a participação de colaboradores e utentes da Associação das Cozinhas Económicas Rainha Santa Isabel, Associação Social Cultural e Recreativa de São Paulo de Frades, Casa do Pai – Centro de Apoio Social, Centro Bem Estar Social de Brasfemes, Centro Social e Paroquial da Pedrulha, Centro Social Paroquial de S. João do Campo e Conferência de São Paulo (Ceira), aos quais a CM de Coimbra agradece o empenho com que abraçaram este desafio.

 

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×