22 Maio 2023

JNation vai reunir em junho programadores e empresas de software no Convento São Francisco

JNation vai reunir em junho programadores e empresas de software no Convento São Francisco

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai participar, pela primeira vez, na conferência JNation, com o stand “The Right Place to Be”, a 6 e 7 de junho, no Convento São Francisco. A iniciativa, apoiada pelo CM, vai reunir programadores e empresas de software, com sessões sobre “DevOps”, segurança de software e design de interface com o utilizador, “machine learning” e software verde. Hoje decorreu a conferência de Imprensa de apresentação do evento, com a presença do presidente da CM de Coimbra, José Manuel Silva, do vereador Miguel Fonseca, com o pelouro do Empreendedorismo, Investimento e Emprego, e do presidente da DeDotCode, da organização, Roberto Cortez.

De acordo com a organização, a JNation vai ter, este ano, mais de 1000 participantes, sendo que, entre 10 a 15 por cento, são estrageiros. A presença da CM de Coimbra, como sublinhou o vereador Miguel Fonseca, será assegurada pelo Departamento de Desenvolvimento Económico, Empreendedorismo, Competitividade e Investimento, através da Divisão de Empreendedorismo e Atividades Económicas, que se focará em Coimbra como um lugar que usufrui de um ecossistema empreendedor com um cluster na área da tecnologia e acesso ao talento e, também, pelo Departamento de Tecnologias de Informação e Inovação Digital, através do Centro de Inteligência de Coimbra, que apresentará o #Coimbracitylab, mostrando a  cidade como um laboratório experimental a céu aberto.

 

José Manuel Silva salientou, na ocasião, o impacto da JNation vai ter na economia local e o fato de ser uma conferência de pessoas de Coimbra para o mundo inteiro. Desta forma, no entender do edil, continua a seguir-se a linha do que se pretende para o concelho, ou seja, conciliar a cultura e a tecnologia, assumindo-se Coimbra, cada vez mais, uma cidade CulTec.  “A JNation é acontecimento de referência na área tecnológica em Coimbra, com repercussão nacional e internacional e por isso faz todo o sentido o envolvimento da Câmara, porque juntos somos mais fortes”, frisou o presidente da CM de Coimbra.

 

A CM Coimbra, em parceria com a organização da JNation, procurou adequar a sua presença ao público-alvo presente e, de forma original, irá defender sete argumentos – clima ameno, localização estratégica, saúde, educação, ecossistema empreendedor, património e qualidade de vida – para mostrar que Coimbra é o lugar certo. O objetivo é atrair nómadas digitais, empresas e profissionais do cluster da tecnologia para que se possam instalar em Coimbra, mostrando-lhes, também, que a cidade é um lugar único e incrível para viver.

 

A JNation é organizada desde 2018 por uma associação sem fins lucrativos e com 100 por cento trabalho voluntário por vários entusiastas de linguagens de programação. Começou com 450 participantes, sempre com o objetivo de crescer de ano para ano na cidade de Coimbra. As linguagens de programação Java e Javascript, abordadas na conferência, são das mais populares do mundo e contam com mais de 25 milhões de programadores, mundialmente.  Os participantes terão a oportunidade, ainda, de ficar a par das últimas novidades tecnológicas de Java e Javascript, Cloud Computing, Machine Learning, Inteligência Artificial, Big Data e Segurança.

 

A edição de 2023 da JNation conta com patrocinadores locais e bem conhecidos da cidade, como a Critical Software e a Present Technologies, assim como outras tecnológicas presentes país, como a Bosch, Sky, Mercedes.IO, Volkswagen Digital Solutions, TB.lx, La Redoute e edreams. Os patrocinadores representam 75 por cento das receitas da JNation, o que torna bastante acessível o preço dos bilhetes.

 

Os bilhetes estão praticamente esgotados, mas ainda podem ser adquiridos em: https://jnation.pt/tickets

 

https://jnation.pt/

 

 

 

 

 

 

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×