O Prémio Municipal de Arquitetura Diogo de Castilho destina-se a premiar obras cuja conceção e qualidade arquitetónica sejam relevantes exemplos na realidade edificada do Município de Coimbra, nomeadamente: obras de construção, de reconstrução, de alteração e de ampliação, cujo projeto mereça destaque pelo respeito do património edificado e pelos arranjos urbanísticos e tratamento de espaços exteriores de uso público. O prémio pode ser aplicado a obras relativas à criação de novos espaços, como à recuperação ou reabilitação de espaços urbanos já existentes.
As candidaturas já estão e curso e podem ser efetuadas, pessoalmente, nos serviços de atendimento ao público da Câmara Municipal, no Atendimento ao Público da CM (no Mercado Municipal D. Pedro V – nos dias úteis das 08h30 às 16h30 – ou na Loja do Cidadão – nos dias úteis das 08h30 às 19h30 e aos sábados das 09h30 às 15h00) até 31 de maio.
O júri do concurso deverá, depois, avaliar e classificar os projetos e as obras selecionadas, tendo em conta os seguintes critérios: qualidade arquitetónica da obra como fonte de promoção e incentivo à valorização e/ou salvaguarda do património arquitetónico do Município, coerência e originalidade arquitetónica (adequabilidade da solução e conceção inovadora), integração urbanística (enquadramento da obra na envolvente urbana, paisagística e ambiental), e qualidade construtiva e sustentabilidade (recurso a soluções técnicas e construtivas adequadas e sustentáveis e à salvaguarda da eficiência energética). A avaliação será efetuada até ao dia 25 de junho e prémio será, depois, entregue durante as Festas da Cidade de Coimbra.
O valor do prémio é de 10 mil euros, sendo o júri constituído pelo presidente da CM de Coimbra (ou vereador com competência delegada), por António Monteiro, arquiteto designado pela Assembleia Municipal de Coimbra a 20 de abril, por Luís Miguel Correia, arquiteto designado pela CM de Coimbra, por José António Bandeirinha, arquiteto designado pelo Departamento de Arquitetura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e por um arquiteto representante da Ordem dos Arquitetos (Secção Regional do Centro).
Recorde-se que o executivo municipal aprovou, na sua reunião de 11 de abril, os procedimentos e a calendarização da edição deste ano do Prémio Municipal de Arquitetura Diogo Castilho.
Regulamento do Prémio Municipal de Arquitetura Diogo Castilho