Na altura, a presidente executiva da plataforma Ticketline, Ana Ribeiro, disse à Lusa que a procura por bilhetes para os concertos de Coldplay em Portugal tinha atingido um nível sem precedentes no país. Para Coimbra, que conta receber 200 mil pessoas, os concertos são uma oportunidade de projeção, uma vez que a cidade consta de uma lista de palcos da digressão que inclui Barcelona, Manchester, Milão, Copenhaga, Gotemburgo, Amesterdão, San Diego, Seattle, Vancouver, Los Angeles, entre outras metrópoles.
Para facilitar a circulação das pessoas que pretendem assistir aos espetáculos, a Câmara de Coimbra reforçou a oferta de linhas que cobrem a envolvente do estádio e vai disponibilizar quatro circuitos especiais de transporte coletivo, tendo ainda criado uma pulseira diária, no valor de quatro euros, que permite circular em todos os autocarros.
Criados em janeiro de 1998, em Londres, os Coldplay assinaram o primeiro contrato discográfico um ano depois, quando já estavam a abrir para bandas como Catatonia e a passar na Radio 1 da BBC. A banda lançou o primeiro disco, intitulado “Parachutes”, em 2000, ano em que fizeram a primeira digressão em nome próprio, apenas no Reino Unido, onde esgotaram a totalidade das datas.
Desde então, já lançaram mais oito discos de estúdio e passaram múltiplas vezes por Portugal, desde o festival Paredes de Coura em 2000 até 2012, no Estádio do Dragão, no Porto. No ano passado, a banda divulgou o ‘videoclip’ do tema “Humankind”, que incluía imagens de Coimbra e de outras cidades europeias, como Barcelona, Milão, Manchester, Copenhaga, Zurique e Amesterdão. “Humankind” é um dos temas do álbum mais recente dos Coldplay, “Music of the Spheres”, editado em 2021 e que dá nome à atual digressão mundial do grupo.
LUSA/CM Coimbra