13 Abril 2023

Concluída obra de estabilização na encosta da Calçada Santa Isabel

Concluída obra de estabilização na encosta da Calçada Santa Isabel

O presidente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, José Manuel Silva, e a vereadora da Reabilitação Urbana, Ana Bastos, visitaram, hoje, dia 13 de abril, a Calçada Santa Isabel, em Santa Clara, após a intervenção de “Estabilização na encosta da Calçada de Santa Isabel”. Esta importante empreitada, realizada por motivos de segurança, foi projetada pelo arquiteto Gonçalo Byrne, orçada em mais de 300.000 euros, totalmente assumidos pelo Município de Coimbra, a que acresceu ainda a aquisição de um edifício/pátio no valor de cerca de 150.000 euros, fundamental para a realização dos trabalhos de estabilização da encosta.

Um dos aspetos importantes da obra foi a estabilização do talude, pois assim se garantiu a estabilidade da Calçada Santa Isabel e do respetivo muro e a execução dos trabalhos de drenagem da cabeceira da antiga Igreja de São Francisco, de modo a controlar os níveis freáticos que afetavam as condições de funcionamento da antiga Igreja em períodos de chuva muito intensa.

 

Nesta intervenção, além da estabilização da Calçada, a CM de Coimbra está a trabalhar para a requalificar o pátio de São Francisco – área adquirida pela autarquia por cerca de 150.000 euros fundamental para a concretização da estabilização da encosta. Está prevista a construção de um módulo de apoio às atividades de catering realizadas na sala D. Afonso Henriques; a alteração do sistema de abertura dos vãos de emergência na ligação entre a sala D. Afonso Henriques e o alpendre do edifício; bem como a colocação de infraestruturas técnicas no alpendre e serralharias nas escadas e patamares na parte posterior da Igreja.

 

A obra foi consignada a 18 de julho do ano passado à empresa Ancorpor, Lda um investimento de 316.284,92 euros (IVA incluído) e decorreu durante 210 dias. A coordenação da fiscalização foi realizada pela Divisão de Edifícios e Equipamentos Municipais e a coordenação da segurança realizada pelo Departamento de Edifícios e Equipamentos Municipais. Já o acompanhamento arqueológico ficou a cargo dos técnicos do então Departamento de Espaço Público, Mobilidade e Trânsito e da Divisão de Gestão Urbanística Centro, agora Gabinete de Arqueologia.  Por sua vez, os projetos de especialidades foram da Epgeo – Estudos, Projectos de Engenharia e Geotécnia, Unipessoal, Lda (estabilização do talude) e Planear – Concepção Estrutural, Lda. (redes hidráulicas).

 

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×