28 Abril 2023

Coimbra acolhe workshop sobre alimentação sustentável dia 4 de maio no IPDJ

Coimbra acolhe workshop sobre alimentação sustentável dia 4 de maio no IPDJ

Coimbra vai acolher no próximo dia 4 de maio, das 9h30 às 12h30, nas instalações do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), um workshop que visa promover a transição para dietas sustentáveis e o trabalho conjunto com empresas e autoridades na adoção de práticas de produção mais sustentáveis. A iniciativa decorre no âmbito do projeto EAT4Change, é promovida pela Associação Natureza Portuguesa (ANP) em parceria com a World Wide Fund For Nature (WWF), e conta com o apoio da Câmara Municipal (CM) de Coimbra.

O workshop vai decorrer no âmbito do projeto Eat4Change (https://www.eat4change.pt/), uma iniciativa internacional coordenada pela WWF Finlândia e desenvolvido pela ANP/WWF. A ANP é uma organização não governamental (ONG) portuguesa que trabalha em associação com a WWF, tendo em vista a proteção da diversidade biológica e recursos nacionais, procurando um planeta em que as pessoas consigam viver em harmonia com a natureza.

 

Portugal conta com uma Estratégia Nacional de Compras Públicas Ecológicas, que contém um manual específico para a área da alimentação. Contudo, segundo a ANP, o grau de implementação desta estratégia é, atualmente, muito baixo, apesar de alguns municípios já implementarem critérios ambientais nas suas compras públicas, não existindo um diagnóstico aprofundado sobre as principais dificuldades dos municípios na adoção de critérios ambientais nas compras públicas alimentares.

 

Neste sentido, e no âmbito do projeto Eat4Change, a WWF preparou uma série de workshops, em diferentes regiões do país, para sensibilizar as entidades responsáveis por estas decisões, sobre a relevância da adoção de critérios ambientais, identificando os principais desafios e apresentando casos de sucesso.

 

Coimbra para além de acolher a iniciativa, vai participar com uma intervenção onde irá revelar alguns dos projetos que dinamiza e que aproxima as boas praticas das compras públicas aos imperativos ambientais e de sustentabilidade. Designadamente a participação no projeto GROWLIFE, o projeto de bio resíduos, a iniciativa de aproveitamento de sobras das refeições escolares ou as dinâmicas do Mercado Municipal D. Pedro V de promoção dos ciclos curtos e dos produtores locais.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×