Vai haver vencedores em cinco categorias: Folar Doce, Folar Salgado e Bôlas, Pão de Ló, Pão de Ló Húmido e Inovação. O evento tem início às 09h00, com a entrega dos produtos a concurso, que se prolonga até às 11h30. Da parte da tarde, entre as 14h30 e as 17h00, decorre uma prova cega, na qual o painel de jurados irá degustar as amostras apresentadas. O júri será composto por membros escolhidos entre profissionais reconhecidos na área da panificação e pastelaria, assim como convidados de diversos setores e entidades oficiais, entre as quais se encontra o presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva.
O painel de jurados será dividido, havendo um grupo que, numa primeira fase, irá selecionar os cinco melhores produtos de cada categoria que passarão à final. Depois, outro grupo avaliará os finalistas. Em conta serão tidos aspetos como a uniformidade, cor e brilho, textura, aroma, mastigação, sabor e aspeto dos bolos.
Os primeiros classificados de cada categoria vão receber prémios (vales de desconto, produtos de panificação e pastelaria e equipamentos) atribuídos pelos patrocinadores do evento, além de medalhas concedidas digitalmente pela ACIP e que poderão ser usadas na divulgação dos produtos distinguidos. Os vencedores são conhecidos às 18h00, hora para a qual está também marcada a entrega de prémios.
A realização do concurso “O Melhor Folar e Pão de Ló de Portugal” é um evento integrado na estratégia de dinamização do Mercado Municipal D. Pedro V levada a cabo pelo atual Executivo e que pretende impulsionar mais pessoas a visitarem e usufruírem deste espaço.