7 Fevereiro 2023

Câmara celebra nascimento de Carlos Paredes no próximo dia 18 de fevereiro na Casa da Escrita

Câmara celebra nascimento de Carlos Paredes no próximo dia 18 de fevereiro na Casa da Escrita

A Câmara Municipal de Coimbra vai evocar a data do nascimento de Carlos Paredes (16 de fevereiro) no próximo dia 18 de fevereiro, pelas 17h30, na Casa da Escrita, com o visionamento do filme “Os Verdes Anos”, de Paulo Rocha, cuja banda sonora é inteiramente composta por temas de Carlos Paredes. O programa evocativo conta, ainda, com um concerto de interpretação da banda sonora do filme por Bruno Costa e Hugo Gamboias (guitarra portuguesa), acompanhados por Nuno Botelho (guitarra clássica). A cantora Inês Graça junta-se, depois, aos músicos, para a interpretação do tema “Os Verdes Anos”. A entrada é livre, mas limitada às vagas disponíveis.

No dia 16 de fevereiro completa-se o 98º aniversário do nascimento de Carlos Paredes. Para assinalar a data, a autarquia, através do Museu Municipal de Coimbra, propõe um programa evocativo, a realizar no sábado, dia 18 fevereiro, pelas 17h30, na Casa da Escrita, com o visionamento do filme “Os Verdes Anos”, de Paulo Rocha, cuja banda sonora é inteiramente composta por temas deste mestre da guitarra portuguesa. No final da sessão, Bruno Costa e Hugo Gamboias na guitarra portuguesa, acompanhados por Nuno Botelho na guitarra clássica, vão apresentar uma interpretação fiel e integral da banda sonora do filme. A cantora Inês Graça irá, ainda, juntar-se aos músicos para a interpretação do tema “Os Verdes Anos”. A banda sonora que será interpretada na tarde de dia 18 de fevereiro conta ainda com temas como “Despertar”, “Raiz”, “Ação”, “Frustração”, “Serenata” e “Movimento Perpétuo”.

 

“Os Verdes Anos” é um longa-metragem de 1963, realizada por Paulo Rocha e escrita em parceria com Nuno Bragança. O filme conta a história de Júlio (Rui Gomes), um jovem que se muda para Lisboa para tentar a sorte como sapateiro e que acaba por se apaixonar por Ilda (Isabel Ruth), uma jovem empregada doméstica, que trabalha numa casa próxima da sua oficina. Os jovens começam a namorar, mas Júlio, ciumento, desconfia constantemente de Ilda e a sua impulsividade acaba por conduzir esta relação para uma tragédia. O filme, que conta com música original de Carlos Paredes e foi produzido por António da Cunha Telles, marcou o início do Cinema Novo português e tornou-se numa referência cinematográfica para as novas gerações.

 

Biografias:

 

Bruno Costa nasceu em Coimbra, estudou Guitarra Portuguesa e conta com cerca de 20 anos de experiência profissional em Portugal e no estrangeiro. Já teve o prazer de partilhar o palco com Cuca Roseta, António Zambujo, Luis Goes, Tiago Bettencourt, André Sardet, Vitorino, Jorge Palma, Cristina Branco ou Mafalda Arnauth. Atualmente é guitarrista do Grupo CORDIS.

 

Hugo Gamboias nasceu em Coimbra, estudou Guitarra Portuguesa e integrou o projeto “Pensão Flor”, levando a guitarra portuguesa noutras viagens musicais que passam pelo fado, tango, bossa nova e morna. Já recebeu o prémio de “Melhor Instrumental”, atribuído pelos International Portuguese Music Awards.

 

Nuno Botelho nasceu em Moçambique, estudou Guitarra Clássica, e participou em vários projetos musicais, tais como “Quinteto de Coimbra”, “Orxestra Pitagórica”, “Chill Fado” e Movimentos Perpétuos (uma homenagem a Carlos Paredes. Já acompanhou, entre outros, Luís Goes, Vitorino, Janita Salomé, António Portugal e António Pinho Brojo.

 

Inês Graça nasceu em Faro, estreou-se em 2002 a cantar a solo no programa televisivo “Bravo Bravíssimo”, foi finalista da Grande Noite de Fado de Lisboa e lançou o seu primeiro disco, “Origem”, onde interpreta vários fados tradicionais e musicados em 2018. Foi semifinalista do “The Voice Portugal” 2021/2022, com o mentor António Zambujo.

 

 

 

 

 

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×