10 Janeiro 2023

Biblioteca Municipal recebe amanhã José Luís Peixoto nas “Quartas do Centenário”

Biblioteca Municipal recebe amanhã José Luís Peixoto nas “Quartas do Centenário”

Amanhã, dia 11 de janeiro, é dia das “Quartas do Centenário”, no âmbito do programa comemorativo dos 100 ano da Biblioteca Municipal de Coimbra (BMC). Assim, a Biblioteca Municipal vai receber o escritor José Luís Peixoto, às 18h00, e os mais novos podem, a partir das 10h00, participar na atividade “Voar ao som das Vogais”, levada a cabo pela Associação Recortar Palavras.

No âmbito das comemorações do centenário da BMC, vai decorrer amanhã, dia 11 de janeiro, a partir das 18h00, uma conversa com o escritor José Luís Peixoto sobre a sua vida e obra. Nesta sessão, o escritor vai estar acompanhado pelo poeta João Rasteiro. Já de manhã, às 10h00, a Associação Recortar Palavras vai desenvolver a atividade para os mais novos “Voar ao som das Vogais”, destinada a grupos escolares.

 

José Luís Peixoto nasceu em Galveias em 1974. É um dos autores de maior destaque da literatura portuguesa contemporânea. A sua obra consta em dezenas de antologias e foi traduzida em mais de 20 idiomas. Com o romance “Nenhum Olhar” ganhou, em 2001, o escritor venceu o prestigiado Prémio Literário José Saramago. Recebeu, também, em 2007 o Prémio Cálamo Otra Mirada, para o melhor romance estrangeiro publicado em Espanha. Com “Livro”, venceu o prémio Libro d’Europa, atribuído em Itália ao melhor romance europeu. As suas obras foram, ainda, finalistas de prémios internacionais como o Femina (França), Impac Dublin (Irlanda) ou o Portugal Telecom (Brasil). Na poesia, recebeu o Prémio Daniel Faria, com o livro “Gaveta de Papéis” e com “A Criança em Ruínas” o Prémio da Sociedade Portuguesa de Autores.

 

No dia 24 de dezembro de 2022 passaram 100 anos sobre o dia da inauguração da Biblioteca Municipal de Coimbra, efeméride que a CM Coimbra está a celebrar levando a cabo um vasto e diversificado conjunto de iniciativas culturais que se prolongam até final do ano de 2023. Além das dinâmicas de continuidade dos diferentes serviços afetos à Biblioteca Municipal, a programação comemorativa vai sair reforçada com a concretização de mais ações na área expositiva, do teatro, da música, da dança, da poesia, da filatelia, do cinema e da literatura.

 

Recorde-se que a intenção da CM de Coimbra é a de que a celebração do Centenário da Biblioteca Municipal de Coimbra deixe marcas que perdurem no tempo e que acrescentem valor à cidade, almejando que, no final de 2023, nenhum conimbricense desconheça que a Biblioteca Municipal de Coimbra se encontra “Desde 1922, No Coração da Cidade a Ler Consigo” – lema escolhido para que Coimbra comemore, coletivamente, os 100 anos da BMC.

 

Para além da exposição “Toma e Lê”, patente na Sala da Cidade e na Casa Municipal da Cultura, que inaugurou um diversificado e abrangente conjunto de iniciativas culturais relativas à efeméride, que decorrem até 16 de dezembro de 2023, o relevante papel que a Biblioteca Municipal de Coimbra tem prestado à comunidade, vai ser potenciado através da implementação de um programa comemorativo multifacetado, abrangente, inovador e ambicioso (que ainda não está totalmente fechado, pelo que, em permanente construção) que se vai desenrolar em diferentes espaços públicos e culturais da cidade.

 

A programação vai trazer ainda a Coimbra prestigiados nomes da criação literária portuguesa, como José Fanha, Valter Hugo Mãe ou Richard Zimler, entre outros, desdobrando-se em múltiplas iniciativas de poesia, de teatro, de música, de dança, de cinema e de outras vertentes culturais e artísticas que contam com a colaboração de algumas associações locais e/ou organismos que se associam ao evento.

Anexos

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×