O novo hub será operado pela PRIO e, com esta infraestrutura de carregamento, a cidade de Coimbra passa a contar com 59 postos de carregamento ligados à rede MOBI.E. “É com grande satisfação que finalmente temos mais um hub para carregamento de veículos elétricos em Coimbra. Promover os modos suaves de transporte, adaptar Coimbra à mobilidade elétrica, através de uma rede municipal de postos de carregamento de veículos elétricos devidamente integrados na infraestrutura urbana, e acelerando a conversão elétrica da frota municipal, incluindo SMTUC, são os nossos desígnios no que concerne à mobilidade sustentável, pelo que este é passo fundamental nesse sentido”, considera o presidente da Câmara, José Manuel Silva.
“Este é mais um hub inserido no Programa de Estabilidade Económica e Social do Governo que conta com cofinanciamento do Fundo Ambiental e que vem reforçar a rede MOBI.E de acesso público numa cidade tão relevante como Coimbra”, refere, por sua vez, Luís Barroso, presidente da MOBI.E. “Estou certo de que o conjunto destes equipamentos vai contribuir para aumentar a confiança dos utilizadores de veículos elétricos nesta tecnologia essencial para reduzir a emissão dos gases de efeito de estufa do setor da mobilidade e ajudar a melhorar a qualidade de vida de todos nós”, reforça o presidente da MOBI.E.
Refira-se que cada hub é constituído por um posto de carregamento ultrarrápido (150 kW), três postos de carregamento rápido (50 kW), cinco postos de carregamento normal (22 kW) e um posto de transformação, permitindo o carregamento simultâneo de 14 veículos.