“Mulheres e os Lugares” é um roteiro pelos 19 Municípios que integram a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM | RC), propondo um desafio de descoberta do território e do património da Região de Coimbra, a partir de uma perspetiva ainda pouco comum: o centro da narrativa é ocupado por várias mulheres consagradas pela história ou pela lenda, de diferentes origens, que estão ligadas a alguns lugares da Região de Coimbra.
Amanhã, dia 13 de dezembro, às 21h30, no Salão Brazil, o Grupo Almanach, numa abordagem airosa e pautada no respeito pela História, inspira-se na figura de Sara Beirão (escritora, jornalista, ativista dos direitos das mulheres), que será o fio condutor da narrativa que sobe ao palco do espaço localizado no Largo do Poço, com entrada livre. Coimbra vai contar com a ação desta iniciativa nas figuras de Isabel de Aragão (Rainha Santa Isabel) e de Inês de Castro.
Mulheres de ação, vemo-las a ocupar o trono, a estabelecer os direitos de populações inteiras, a tomar decisões estratégicas para a independência do reino, a promover a paz, mas também a estabelecer-se como modelo de piedade ou símbolo de amores trágicos. O alargado e o diversificado cenário geográfico em que decorre esta experiência cénica, que alia episódios biográficos de mulheres em correlação com a sua correspondência aos lugares a que pertencem, demonstra a enorme riqueza patrimonial do território da Região de Coimbra.
Valiosos por si só, os percursos de vida de mulheres como a Princesa Peralta (Condeixa-A-Nova), D. Luisa de Gusmão (Mira), Maria de Aragão e Castela (Pampilhosa da Serra), D. Maria II (Vila Nova de Poiares) ou Maria Pia de Sabóia (Figueira da Foz) têm, neste roteiro, entre outros nomes influentes em várias áreas de intervenção, a Região de Coimbra como pano de fundo.
O evento, coorganizado pela Câmara Municipal de Coimbra e pela CIM | RC, conta com o apoio do Salão Brazil.