13 Dezembro 2022

Intervenção inicial da vereadora Ana Bastos | Reunião de Câmara, 12 de dezembro

Intervenção inicial da vereadora Ana Bastos | Reunião de Câmara, 12 de dezembro

Intervenção da vereadora da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, Ana Bastos, no período Antes da Ordem do Dia da Reunião de Câmara de 12 de dezembro. Ana Bastos dedicou a sua intervenção aos condicionamentos de acesso ao CHUC que vão decorrer na próxima semana, face desenvolvimento dos trabalhos de construção do troço urbano do Metrobus Aeminium – Hospital Pediátrico, a cargo da Infraestruturas de Portugal.

 

Intervenção na íntegra:

 

“Dar nota de que na sequência de reuniões de coordenação que envolveram interlocutores da CMC, CHUC, SMTUC, MM e IP, estão reunidas as condições para arranque dos trabalhos no complexo dos HUC, no âmbito do desenvolvimento dos trabalhos de construção do troço urbano do Metrobus Aeminium – Hospital Pediátrico, a cargo da Infraestruturas de Portugal.

 

Os trabalhos estão em fase de arranque, iniciando-se através da colocação da vedação quer do estaleiro de apoio aos trabalhos quer dos estacionamentos junto às consultas externas, complementados por outros trabalhos preparatórios.

 

Os maiores condicionamentos estão a ser programadas para entrarem em operação já a partir da semana de 19 de dezembro, associado ao período de férias escolares e deverão manter-se previsivelmente até maio de 2023. Nessa altura iniciar-se-ão os trabalhos de execução das infraestruturas do canal técnico do Metrobus e das Águas de Coimbra, assim como trabalhos de movimentação de terras e de escavação/abertura de valas, execução de trabalhos de fundações, nomeadamente estacas, ancoragens, muros de suporte e geodrenos.

 

A intervenção prevê ainda a construção de um muro de suporte no cruzamento da rua São Teotónio com a Alameda Armando Gonçalves, pelo que será necessário impor um estreitamento de via, para a execução dos trabalhos em segurança e assegurar um corredor para a passagem de peões.

 

O plano de sinalização temporária, prevê alterações nos acessos ao complexo hospitalar tirando partido das diversas entradas existentes, passando a generalidade dos acessos a ser efetuada através da entrada norte situada junto à rotunda junto ao Hospital pediátrico – Avª Afonso Romão, sendo o acesso através a Rotunda Mota Pinto e da Rua Bissaya Barreto limitado às urgências e transportes públicos. Tal alteração aos acessos está associada à alteração do sentido de circulação na via de acesso às consultas externas, a qual passará a assumir o sentido nascente poente, associada a um forte condicionamento ao estacionamento.

 

Em paralelo estão previstas algumas alterações ao trânsito nas vias de aproximação aos HUC, devendo a via esquerda ascendente da rua Costa Simões ser reservada aos SMTUC e aos veículos de emergência.

 

Os condicionamentos ao trânsito e acessibilidades obrigarão à colocação de sinalização de pré-aviso e de posição interior e exterior ao complexo dos HUC e dispositivos de segurança para separação de sentidos, assim como dissuasores ao estacionamento ilegal.

 

Será montado nos HUC, um posto de informação dos SMTUC e da Metro Mondego, a funcionar já nos próximos dias 15 e 16, associado a uma campanha de sensibilização e de promoção do transporte público, dando a conhecer a todos os interessados as linhas e horários que servem o complexo hospitalar, constrangimentos ao trânsito, assim como todas as informações relativas aos projetos em execução. Também a linha vermelha da ECOVIA, recentemente objeto de alteração do circuito, passando agora a servir a Estação velha, estará disponível e em processo de monitorização constante de forma a avaliar eventuais necessidades de alargamento de horário de funcionamento.

 

Sendo esta uma zona de grande movimento e afluência, apelo insistentemente ao uso dos transportes públicos, não só à Linha Vermelha da ECOVIA, assim como às dez linhas dos SMTUC que servem os Hospitais (6, 7H, 7T, 16, 19, 27, 29, 35, 36 e 37). Apelo novamente à restrição do acesso à R. Olímpio Nicolau Fernandes, a qual deve servir apenas os SMTUC e o acesso local.

 

Finalmente informo que em complemento, todas estas iniciativas e alterações serão objeto de notas de imprensa e de divulgação, a serem promovidas pela Metro Mondego, às quais a CMC se associará e divulgará nos seus meios de comunicação internos.”

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×