20 Dezembro 2022

CM de Coimbra vai aderir à Rede Europeia de Autarquias Amigas da Família

CM de Coimbra vai aderir à Rede Europeia de Autarquias Amigas da Família

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra aprovou, na reunião do Executivo de 19 de dezembro, uma proposta de adesão do município à Rede Europeia de Autarquias Amigas da Família. A missão da Rede é fornecer apoio, ferramentas e recursos aos municípios europeus para desenvolverem e melhorarem uma cultura amiga das famílias.

Atendendo ao facto de o Município de Coimbra promover ativamente políticas locais em prol do bem-estar das famílias e a Rede Europeia de Autarquias Amigas da Família ser uma iniciativa que visa promover essas mesmas políticas, é proposta a adesão a esta estrutura que tem como objetivos “apoiar os projetos de vida das famílias (especificamente as famílias numerosas) para ajudar a conciliar a vida familiar e profissional, incentivar políticas que ajudem os jovens na transição para a vida adulta”.

 

Atualmente, a Rede é constituída por oito países e 80 municípios. O Município de Coimbra, com base nas políticas adotadas em prol da família, nas áreas da educação, ação social, habitação, cultura, entre outras, integra a lista de Municípios mais Familiarmente Responsáveis desde 2010 com o galardão da bandeira com palma, por receber o prémio por três ou mais anos consecutivos.

 

A Rede Europeia de Autarquias Amigas da Família pretende, ainda, “criar um ambiente cultural, social e económico favorável, acolhedor e atrativo às famílias com crianças na Europa, promovendo uma cultura subsidiária da família, construir uma aliança em favor das famílias entre sociedade civil, municípios e empresas, trabalhar com instituições europeias estratégicas para promover a integração familiar e uma visão holística das políticas familiares”, pode ler-se na informação técnica dos serviços municipais. Assim como, “promover o intercâmbio de boas práticas, amizade e saber fazer, melhorar a mobilidade, os intercâmbios culturais, combater a pobreza económica e cultural e apoiar os municípios na introdução de políticas familiares inovadoras para criar um padrão comum e compartilhado de serviços e benefícios familiares de qualidade”.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×