Com esta iniciativa, a autarquia pretende revitalizar um prato, desconhecido de muitos, e que vai passar a integrar as ementas dos principais restaurantes da cidade.
O presidente da CM Coimbra, José Manuel Silva, presente na apresentação, seguida de degustação, afirmou que “a receita tradicional de ‘Bacalhau à Coimbra’ vai contribuir para afirmar a qualidade da gastronomia de Coimbra e para passarmos a ser também reconhecidos como uma cidade de destino para os apreciadores de bacalhau”. “Que este seja mais um dos muitos motivos de atração de Coimbra, uma cidade e uma região que está no bom caminho, no caminho do crescimento acelerado e sustentável”, acrescentou o presidente.
Os vereadores da CM Coimbra, Francisco Veiga, Ana Bastos, Carlos Matias Lopes, Ana Cortez Vaz e Miguel Fonseca, o presidente da TCP, Pedro Machado, o vice-presidente da AHRESP, Jorge Loureiro, o presidente da delegação de Coimbra da AHRESP, José Madeira, e os irmãos Vítor e Joselito Lucas, da Lugrade, estiveram presentes no evento, entre outras personalidades de Coimbra.
A receita de Bacalhau à Coimbra já está disponível no menu da Praxis e, a partir de fevereiro, vai também integrar a ementa do Solar de Bacalhau.
Recorde-se que, em março de 2022, a CM de Coimbra lançou a publicação “Sabores à moda de Coimbra”, onde consta o prato “Bacalhau à Coimbra”.