O troço que liga a Rua Miguel Torga e a Rua Infanta D. Maria, inserido no Lote 2 da intervenção do PEDU, inserido nas freguesias de Santo António dos Olivais e União de Freguesias de Coimbra, foi hoje, dia 21 de outubro, aberto à circulação pedonal. A obra inicial, adjudicada em julho de 2020, previa a circulação rodoviária, no entanto, foi decidida a sua pedonalização pelo atual Executivo, continuando a estratégia de pedonalização da cidade, como já aconteceu no passeio ribeirinho de Aeminum. Ainda assim, a CM de Coimbra prevê abrir este troço à circulação automóvel, nomeadamente, no período crítico em que decorrerem as obras do Sistema de Mobilidade do Mondego na Rua General Humberto Delgado, de forma a melhorar as condições de fluidez da Rua Carolina Michaelis.
Nesta ligação, projetaram-se passeios largos e a plantação de 40 novas árvores de forma a criar zonas de sombra, uma faixa de rodagem com largura reduzida e apenas de sentido único (descendente), vincando assim o reforçar do carácter pedonal desta ligação. A plantação de 5.877 de arbustos, dotados de rega gota a gota, marca também o caráter ambiental desta intervenção, que teve ainda a preocupação de preservar as árvores históricas do local, designadamente dois sobreiros icónicos. Foram ainda criados espaços verdes organizados, áreas de prado de sequeiro, o que torna toda a zona mais aprazível. Foi também instalada uma rede de drenagem de águas pluviais, de águas residuais domésticas e de rede de iluminação pública.
No troço já existente da rua Jerónimo Baía, junto ao Pavilhão do União, procedeu-se ao alargamento dos passeios, com redução da faixa de rodagem, permitindo a circulação de pessoas com mobilidade reduzida, de modo a acentuar a qualidade do espaço de circulação pedonal. Requalificou-se, também, um terreno na Rua Miguel Torga que era utilizado para estacionamento informal, destinando-o a zona de estar e recreio pedonal e, por fim, restabeleceu-se a Ladeira dos Loios, que foi afetada pela intervenção.
A obra foi adjudicada a 13 de julho de 2020 e consignada a nove de abril de 2021, pelo valor de 571.616,38 euros (IVA incluído). Os caminhos pedonais Cruz de Celas – Baixa e Arregaça – Loios (que ligam a zona da Cumeada à Arregaça) “são percursos estruturantes, utilizados no quotidiano pela população, que fazem o acesso de zonas residenciais de grande densidade populacional a núcleos de concentração de serviços, comércio e estabelecimentos de ensino, tendo neste contexto especial destaque a sua centralidade e ligação aos equipamentos de saúde”, pode ler-se na informação técnica.
Recorde-se que as intervenções do PEDU foram agrupadas em cinco lotes, a saber: Lote 1 – Loios e Celas; Lote 2 – Ligação da Rua Miguel Torga à Rua Infanta D. Maria; Lote 3 – Envolvente à Escola D. Maria; Lote 4 – Rua General Humberto Delgado e Arregaça e Lote 5 – Rua dos Combatentes. No total, trata-se um investimento superior a um milhão de euros, comparticipado no montante elegível em 85% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Centro 2020.