O convite partiu do presidente do Município de Esch-Sur-Alzette, George Mischo, e Coimbra aceitou, com a autarquia a fazer-se representar pelo vereador Miguel Fonseca. O autarca esteve dois dias em Esch-Sur-Alzette para participar na “Nuit de la Culture”, um evento cultural que marca o programa de Esch 2022 durante dez dias, com iniciativas que demonstram a transformação da cidade, afirmando-a como um espaço urbano criativo no contexto do movimento de metamorfose criado pela Capital Europeia da Cultura 2022.
O programa da visita incluiu contactos com a comunidade portuguesa, a participação na “Nuit de la Culture”, encontros institucionais no Município de Esch-sur-Alzette e o aprofundamento das redes de trabalho ao nível cultural, o que traduz a forte relação entre Coimbra e Esch, cidade luxemburguesa que é Capital Europeia da Cultura 2022. Para além de Coimbra, estiveram presentes várias outras cidades europeias geminadas com Esch-sur-Alzette.
Esta visita a Esch evidencia uma aposta da CM Coimbra no estreitar de relações com a cidade luxemburguesa, que se manifesta a vários níveis, nomeadamente institucional, cultural, económico, universitário e tecnológico.