A CM Coimbra consignou, hoje, os lotes 1 e 2, correspondentes a 30 frações, da empreitada de reabilitação de 105 habitações municipais nos Bairros da Rosa e do Ingote. A empreitada vai ser executada pela empresa Ramal Pombeiro, Construções Lda., num investimento global de 827 mil euros, sendo 413.110,76 euros (IVA incluído) relativo ao lote 1 e 414.293,94 euros (IVA incluído) ao lote 2. O prazo de execução é de 360 dias, para cada lote, incluindo sábados, domingos e feriados, sendo que estão previstas três fases de cinco habitações, com 120 dias para cada fase. As obras de ambos os lotes decorrem em simultâneo.
Resumida e genericamente, vão ser necessários realizar os seguintes trabalhos: demolição de paredes/muretes existentes; remoção de pavimentos e substituição por pavimentos de mosaicos e/ou vinílico, incluindo rodapés; pinturas de paredes e tetos, incluindo limpeza prévia; substituição de carpintarias, nomeadamente substituição de portas interiores, móveis de cozinha e roupeiros; substituição de porta de acesso à fração; intervenção na instalação sanitária, incluindo a substituição de revestimento de pavimentos e paredes, substituição de peças sanitárias, inclusão de base de duche em vez de banheira; limpezas, ensaios e certificações; renovação de rede de abastecimento de águas, na cozinha e instalação sanitária, incluindo ajuste de rede existente para AQS, cujas infraestruturas serão executadas; renovação da rede de saneamento no interior da fração, na cozinha e instalação sanitária, cujas infraestruturas serão executadas; a rede de gás será reajustada, existindo conforme o lote gás natural ou gás de garrafa; toda a instalação elétrica e Infraestruturas de telecomunicações (ITED) será renovada de acordo com as normas vigentes.
Recorde-se que a CM Coimbra aprovou, na sua reunião do passado dia 07 de março, uma proposta de abertura de um concurso público para reabilitação de 105 habitações municipais nos Bairros da Rosa e do Ingote. O preço base foi de 2,7 milhões de euros e a empreitada foi dividida em cinco lotes, com a seguinte distribuição: lotes 1 e 2, correspondentes a 15 frações cada (num total de 30 frações) no Bairro do Ingote; e os lotes 3, 4 e 5, correspondentes a 23, 25 e 27 frações, respetivamente, no Bairro da Rosa.
Na reunião da Câmara de 03 de maio, foram adjudicados os lotes 1 e 2, sendo que os restantes lotes (3, 4 e 5) não foram adjudicados, surgindo a necessidade de se proceder a uma revisão de preços e lançar um novo concurso público, proposta essa que foi igualmente aprovada. Agora, para esses lotes, prevê-se um investimento de cerca de 2.3M€.
Estes investimentos estão previstos na Estratégia Local de Habitação de Coimbra, que conta com financiamento do programa do Governo de apoio público ao acesso à habitação – “1º Direito”. O Acordo de Colaboração entre a autarquia e o Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU), formalizado a 30 de junho de 2021, prevê investimentos de 60M€ nos próximos seis anos, com o objetivo de promover soluções habitacionais para pessoas que vivem em condições indignas e que não têm capacidade financeira para suportar o custo do acesso a uma habitação adequada.