A ANMP aprovou, no XXV Congresso, que reuniu em dezembro último em Aveiro, a criação de duas novas secções: uma de ação climática e outra para objetivos de desenvolvimento sustentável.
Na passada segunda-feira, a ANMP procedeu à eleição das mesas para estas duas secções. O vereador da CM Coimbra, Carlos Lopes, que tem competências delegadas nas áreas do Ambiente, Clima, Energia e Sustentabilidade, foi eleito vogal da Mesa.
O autarca salienta que “os novos desafios lançados pelas alterações climáticas na governação dos territórios municipais, impõem a ativação de espaços de reflexão, decisão, trabalho em rede, de consulta e partilha que garanta uma ação concertada da vasta rede das autarquias portuguesas”. “É por isso muito importante para Coimbra e para a sua região participar ativamente nesta novel secção da ANMP para as alterações climáticas”, acrescenta Carlos Lopes.
A restante Mesa é composta pela Câmara Municipal de Guimarães, que preside, pelas Câmaras Municipais da Maia e de Angra do Heroísmo, como vice-presidentes, e pela Câmara Municipal de Lagoa, também como vogal.
Já a mesa da secção Objetivos de Desenvolvimento Sustentável é presidida pelo município de Loulé, tem como vice-presidentes Bragança e Torres Vedras e como vogais Matosinhos e Câmara de Lobos.