A empreitada de construção do novo Centro Escolar de Cernache foi hoje consignada à empresa Isidovias – Investimentos, Lda., que venceu o concurso público. A obra representa um investimento de 2.518.945.29€ (IVA incluído) e prevê a requalificação da escola existente e a construção de um novo edifício a nascente, entre as ruas da Mesura e de São João, num terreno contíguo, com mais de 4000m2, já adquirido pela autarquia.
“Foi um processo longo e complexo”, afirmou o presidente da CM Coimbra, acrescentando que este projeto “vem melhorar Cernache, engrandecer Cernache, dar mais condições às crianças de Cernache para poderem ter aqui um ensino de qualidade”. E, por isso, prosseguiu José Manuel Silva, “este é um dia importante para Cernache e para o concelho de Coimbra”. O presidente da Câmara destacou, também, a importância do investimento para “estimular a fixação de casais jovens nesta freguesia”.
“Esta é uma obra muito necessária aqui. Uma obra que que vem trazer a valência de jardim-de-infância aqui para a freguesia, com duas salas, bem como vem trazer seis salas de 1º ciclo do Ensino Básico. Vamos aproveitar toda esta escola, que está em excelentes condições”, reforçou, por sua vez, a vereadora da Educação da CM Coimbra, Ana Cortez Vaz, destacando ainda o facto do novo Centro Escolar passar a ser “uma escola completamente acessível” e adaptada a pessoas com mobilidade reduzida.
A obra prevê, então, a requalificação da escola existente e a construção de um novo edifício, num terreno já adquirido pela autarquia. O novo Centro Escolar de Cernache vai ter duas salas de aula para o pré-escolar, seis salas de aula destinadas ao ensino básico, um espaço para biblioteca, gabinetes de trabalho, refeitório e sala polivalente e, no exterior, um campo de jogos e recreio.
Os materiais de revestimento de pavimentos serão confortáveis, laváveis, resistentes ao impacto e desgaste e com boa aderência. Em espaços com utilização frequente de água (instalações sanitárias, vestiário e cozinhas) o pavimento será antiderrapante.
O presidente da Câmara desejou, ainda, que “tudo corra bem” e que a intervenção “decorra no prazo estipulado”. A cerimónia contou, também, com a presença, entre outros, do presidente da Junta de Freguesia de Cernache, Vítor Carvalho, e dos vereadores da CM Coimbra, Carlos Lopes e Miguel Fonseca.