A Galeria Almedina – situada junto ao Arco de Almedina, na Baixa de Coimbra – vai acolher, a partir de amanhã e até 17 de julho, 22 obras a óleo sobre tela, criadas por Fernando Boavida entre novembro de 2017 e abril de 2022. Algumas das obras estão relacionadas com a cidade de Coimbra.
A mostra tem entrada livre e pode ser visitada de terça a sexta-feira, entre as 10h00 e as 18h00, e aos sábados e domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.
Fernando Boavida nasceu em 1959. É pintor amador, autodidata, e tem-se dedicado exclusivamente à técnica da pintura a óleo sobre tela. Desenvolve a sua atividade como pintor nos tempos livres, já que é professor catedrático do Departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
Começou a pintar em 2016, aos 57 anos. Utiliza uma abordagem representacional, isto é, as suas criações representam algo que pode ser facilmente reconhecido pelo público. Escolhe sempre temas simples e de perceção clara, preferencialmente com abundância de luz e cor, pois, na sua opinião, estes são os “componentes” que estão na base na criação artística desde a origem da Humanidade.
Ao utilizar a realidade como a sua principal fonte de inspiração, explora a inesgotável originalidade do nosso mundo e da própria natureza humana, que se repetem e recriam continuamente. Nesta linha, tenta cativar a atenção do espetador através da combinação de três fatores: simplicidade; luz/cor; composição artística.
Fernando Boavida expõe desde 2018. Realizou seis exposições individuais, em diferentes salas do distrito de Coimbra, e quatro exposições coletivas, três das quais em formato digital (Landscapes On-line Art Show, City On-line Art Show e Floral On-line Art Show, através da Grey Cube Gallery) onde veio a arrecadar três Prémios de Mérito com as obras “Jardim com pinheiros em Alvor” (11 de junho 2021), “Grand Place, em Bruxelas, à noite” (25 de junho 2021) e “Casas velhas na baixa de Coimbra” (25 de junho 2021