Ontem, o Embaixador do Estado de Israel em Portugal, Dor Shapira, deslocou-se a Coimbra para visitar o mikveh e a exposição “Judeus de Coimbra | da tolerância à perseguição | memórias e materialidades”. Recebido nos Paços do Concelho por José Manuel Silva, para uma reunião e troca de presentes institucionais, o embaixador dirigiu-se posteriormente à estrutura de banhos rituais de purificação judaicos, acompanhado pelo edil e pela equipa do Museu Municipal que coordena o projeto “Coimbra Judaica”.
Impressionado pelo bom estado de conservação do achado arqueológico, Dor Shapira manifestou de imediato a sua vontade em cooperar com a autarquia na investigação do espaço, dada a importância que o mesmo tem para a história e cultura do povo hebraico. Por sua vez, José Manuel Silva afirmou que “o estudo e certificação do mikveh é uma prioridade deste executivo, pois trata-se de uma estrutura única em Portugal que se quer aberta à fruição pública para projetar Coimbra como um hub de turismo judaico”.
A visita do embaixador de Israel terminou na exposição “Judeus de Coimbra | da tolerância à perseguição | memórias e materialidades”, instalada no Pátio da Inquisição, na qual o embaixador pode constatar a evolução da presença dos seguidores da Lei Mosaica na região de Coimbra desde a Idade Média até aos alvores da Época Moderna. Recorde-se que a exposição, de entrada gratuita, pode ser visitada de terça-feira a sábado, das 13h00 às 18h00, encerrando aos domingos, segundas-feiras e feriados.