6 Dezembro 2021

Executivo Municipal em visita à exposição “Judeus de Coimbra”

Executivo Municipal em visita à exposição “Judeus de Coimbra”

O executivo da Câmara Municipal (CM) de Coimbra realizou no passado domingo, dia 5 de dezembro, uma visita à exposição “Judeus de Coimbra | da tolerância à perseguição | memórias e materialidades”, no âmbito dos 525 anos da promulgação do Édito de Expulsão de Judeus e Mouros de Portugal (5 dezembro de 1496) por D. Manuel I. A exposição pode ser visitada de terça a sábado, das 13h00 às 18h00, encerrando aos domingos, segundas-feiras e feriados.

Orientada pela curadora da exposição Berta Duarte, técnica superior da Divisão de Museologia da CM de Coimbra, a equipa liderada por José Manuel Silva ficou a conhecer melhor o legado histórico deixado pela comunidade hebraica em Coimbra, cuja presença no perímetro urbano está documentada desde meados do século XII.

 

A exposição, patente no Pátio da Inquisição, está instalada num espaço com mais de 470 anos de história, recentemente recuperado pela CM de Coimbra, que carrega memórias das perseguições, torturas e mortes praticadas em nome da defesa da fé e da Igreja, ao longo de um dos capítulos mais negros da história de Portugal, tendo como missão identificar, descodificar, preservar e tornar acessível o legado dos judeus em Coimbra.

 

O percurso terminou com uma visita à estrutura de banhos rituais de purificação (mikveh), encontrada na Baixa da cidade em 2013, considerada única no país e que será brevemente alvo de estudo e intervenção para que possa ser aberta ao público.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×