A seleção portuguesa de Rugby – os Lobos – defrontaram a equipa do Japão, a 13 de novembro, no Estádio Municipal “Cidade de Coimbra”. Um jogo sob a égida da World Rugby, na designada “Janela Internacional de Novembro”, que trouxe a Coimbra a equipa do Japão, atual 10ª classificada do ranking mundial da modalidade, no âmbito da sua digressão pela Europa. A este que foi mesmo o primeiro Portugal-Japão oficial, a conceder internacionalizações aos participantes e cujo resultado contou para o ranking da World Rugby, assistiram 14 mil pessoas nas bancadas, segundo dados da Federação Portuguesa de Rugby.
A CM Coimbra mostrou, com este jogo internacional, que é capaz de acolher grandes eventos desportivos à escala mundial e de atrair milhares de adeptos à cidade. Para o vereador com a pasta do Desporto, Carlos Lopes, “Coimbra tem todo o potencial para voltar a ser a capital do rugby”. Carlos Lopes destaca ainda este “recorde absoluto” de adeptos a assistir a um jogo de rugby.
A primeira parte do jogo foi dominada pela seleção nipónica, onde a velocidade dos japoneses trouxe ao de cima os ensaios da equipa, mas com os Lobos sempre a corresponderem. José Lima foi o grande protagonista do ensaio da primeira parte que levou ao rubro a plateia do Estádio Municipal “Cidade de Coimbra”.
A segunda parte do jogo teve o domínio português, no entanto, sempre que Portugal marcou, a equipa japonesa respondeu. Esta foi a situação até ao final do jogo, quando, num lance de infortúnio, os japoneses fizeram o ensaio da vitória.