Coimbra foi a primeira capital de Portugal e é onde estão sepultados os dois primeiros reis – na Igreja de Santa Cruz, Panteão Nacional. Nesse sentido, a Câmara Municipal atribuiu hoje o nome de D. Afonso Henriques à antiga igreja do Convento São Francisco, o centro cultural e de congressos da cidade.
O objetivo passa por homenagear D. Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal, promovendo também o concelho de Coimbra como antiga capital do reino. Uma aposta do executivo municipal, empossado na passada segunda-feira, em desenvolver e reestruturar a oferta turística municipal em torno deste facto histórico e do Património Mundial da Humanidade.
Esta ação da autarquia decorre no âmbito das celebrações de evocação e homenagem ao Patrono do Exército Português, organizadas pelo Ministério da Defesa Nacional, Exército Português e Brigada de Intervenção.
As celebrações do Dia do Exército, comemorado no dia 24 de outubro – apesar deste ano as evocações serem a dia 23 de outubro – pretende assinalar a tomada de Lisboa, em 1147, pelas tropas de D. Afonso Henriques, primeiro Rei de Portugal e Patrono do Exército. Nestas comemorações participa o Chefe do Estado-Maior do Exército, General José Nunes da Fonseca, que foi recebido pelo presidente da CM Coimbra, José Manuel Silva, nos Paços do Concelho, esta manhã. Seguiram-se as cerimónias de evocação e homenagem ao Patrono do Exército – D. Afonso Henriques, com a colocação da espada e deposição de coroa de flores no seu túmulo, na Igreja de Santa Cruz, onde decorreu depois uma celebração eucarística.