O Município de Coimbra volta a liderar a Região Centro na 7.ª edição do Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking. Depois de um ano de interregno por causa da pandemia, o relatório indica que o Município de Coimbra consolida no geral a 5.ª posição nacional, destacando a subida de uma posição na categoria “Viver”, passando agora a ser considerada a terceira melhor cidade do país.
Para esta subida contribuíram as pontuações obtidas em variáveis como “Poder de compra” (6,17 em 7) “Estudantes Ensino Superior/ População” (6,70 em 7) e “Pesquisas Viver” (6,13 em 7).
A nível regional, “apesar de não conseguir o pleno nas 3 dimensões – o primeiro lugar em Visitar continua a ser da Nazaré – este ano representa o melhor “score” de Coimbra desde a primeira edição do Portugal City Brand Ranking©.”
Para calcular esta posição a nível nacional e regional, foram atribuídas notas a um conjunto de dados distribuídos pelas três dimensões que caracterizam o ranking. Assim, na categoria “Negócios”, Coimbra renova a liderança na Região Centro, destacando-se a pontuação obtida nos indicadores “N.º de empresas” (6,04 em 7), “Variação do n.º de empresas” (6,01 em 7), “Pesquisas de Negócios” (6,11 em 7) e “Desempenho do Website” (6,36 em 7).
Na categoria “Visitar”, realce para os dados relativos ao “N.º de dormidas”, com uma pontuação de 5,97 em 7, para as “Pesquisas Visitar”, com 6,03 em 7, e para o “Desempenho das Redes Sociais”, com uma nota de 5,88 em 7.
Recorde-se que Coimbra é reconhecida como a melhor marca municipal da Região Centro desde a primeira edição deste ranking, em 2014.
O Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking mede o impacto e o desempenho da marca de cada município português nas áreas de “Viver”, “Negócios” e “Visitar”, através de uma metodologia exclusivamente quantitativa, que congrega dados de performance estatística, de plataformas online e de redes sociais. Especificamente, um algoritmo gera um ‘ranking’ geral que resulta da ponderação de outros três ‘rankings’, que hierarquizam os concelhos em três dimensões: “Viver”, “Visitar” e “Negócios” (atração de investimento).