Na reunião do executivo municipal de hoje, Manuel Machado introduzia o ponto sobre o alargamento da rede de transportes públicos que vai ser prolongada às freguesias da zona norte de Coimbra (e que foi aprovado), quando assumiu que a estratégia passa por prosseguir “até ao limite do concelho” nas freguesias da margem direita.
Este novo prolongamento só será possível devido à estratégia de valorização dos transportes públicos que a CM Coimbra assumiu nos últimos anos, sob a liderança de Manuel Machado, que passa pela contratação de motoristas e a aquisição de mais autocarros.
Esta estratégia tem permitido alargar a oferta e, a partir de abril, a rede de transportes públicos vai ser prolongada às freguesias da zona norte de Coimbra, designadamente Brasfemes, Souselas e Botão, sendo ainda reforçada nas freguesias de Eiras, São Paulo de Frades, Trouxemil e Torre de Vilela. A criação destas novas cinco linhas vai beneficiar mais de 20 mil habitantes com o aumento da oferta, de fiabilidade e de qualidade dos transportes, para além de permitir o acesso às tarifas sociais praticadas pela autarquia, criando poupança às famílias residentes na zona norte de Coimbra.
Depois de, em dezembro de 2019, os SMTUC terem chegado à zona sul, passando a servir as freguesias de Almalaguês, Antanhol, Assafarge, Ceira, Cernache e Torres do Mondego e reforçando ainda o serviço em São Martinho do Bispo, o objetivo continua a ser alargar a oferta pelo território, agora para a zona norte e, posteriormente, para a margem direita do Mondego, desde Antuzede, São João do Campo, São Silvestre, São Martinho de Árvore e até à Lamarosa.
Recorde-se que, com os novos 21 motoristas que entraram nos quadros dos SMTUC em janeiro deste ano, a CM Coimbra admitiu 64 trabalhadores para a função de motorista de transportes coletivos de passageiros nos últimos quatro anos.
No mesmo sentido, a autarquia reforçou a frota com 79 viaturas nos últimos sete anos: 49 autocarros (10 elétricos), 23 miniautocarros (11 elétricos e 2 híbridos), duas carrinhas de transporte especial e cinco viaturas de apoio, num investimento superior a 12 milhões de euros. Em curso está ainda a aquisição de cinco novos autocarros 100% elétricos ‘standard’, e respetivos carregadores, à empresa BYD Europe B.V., que venceu o concurso público internacional, por 2,4 milhões de euros, pois o objetivo da autarquia é, também, continuar a renovar a frota dos SMTUC com veículos com melhor desempenho ambiental e reduzir o impacto negativo das emissões de gases com efeito de estufa e de outros poluentes atmosféricos.
Recorde-se ainda que os custos com os SMTUC são suportados pelos cofres municipais, representando um investimento anual superior a nove milhões de euros.