Os 32 jardins de infância da rede pública do Município de Coimbra vão reabrir portas no dia 01 de junho, onde são esperadas mais de seis centenas de crianças. Na preparação dessa reabertura, a autarquia já adotou uma série de procedimentos, previstos no Plano de Desconfinamento Municipal aprovado pelo presidente da CM Coimbra, Manuel Machado, através do Despacho N.º 130/PR/2020, de 08 de maio. Desde logo, uma ampla operação de desinfeção e limpeza de todos estes equipamentos de responsabilidade municipal, um trabalho realizado ao longo dos últimos dias por uma equipa especializada da Companhia Municipal de Bombeiros Sapadores.
Entre terça e quarta-feira, os mais de cem funcionários municipais afetos aos estabelecimentos de ensino pré-escolar foram testados à COVID-19 e à imunidade à doença, num laboratório da cidade, devidamente credenciado pela Direção-Geral da Saúde, que foi contratado pela autarquia para prestar esse serviço.
A CM Coimbra vai realizar, também, uma ação de sensibilização para os assistentes operacionais com funções de ação educativa nos jardins de infância, organizado de acordo com as normas sanitárias, com o objetivo de transmitir os procedimentos e recomendações das autoridades de saúde para garantir a segurança das crianças, dos próprios funcionários e da comunidade em geral.