O Prémio Literário Miguel Torga/Cidade de Coimbra destina-se a galardoar um autor português, ou de um país de língua oficial portuguesa, pela melhor obra do género de ficção narrativa, nas categorias de romance, novela e conto. O autor da obra premiada, a existir, receberá um prémio pecuniário de cinco mil euros, a ser entregue em cerimónia pública, e verá a sua obra publicada pela CM Coimbra ou por uma editora, de acordo com a decisão da autarquia. O concurso só admite obras inéditas escritas em português, de autoria única, as quais podem revestir a forma de coletânea de contos inéditos. Cada concorrente pode, contudo, apresentar mais do que um trabalho, mas deverá enviá-los separadamente e utilizando pseudónimos diferentes.
As obras deverão ser apresentadas em texto impresso de um só lado, em formato A4, em páginas numeradas e processado a espaço 1,5, com o tipo de letra Times New Roman, tamanho 12. O original deverá ter um mínimo de 100 páginas e um máximo de 150, as páginas devem estar devidamente agrupadas e agrafadas, e a capa deve conter o título da obra e o pseudónimo do seu autor. O não cumprimento destes preceitos implica a exclusão do concorrente, conforme está disposto no regulamento próprio do concurso, aprovado pela CM Coimbra e pela Assembleia Municipal, respetivamente em abril e maio de 2014.
Os interessados em participar deverão entregar os originais, pessoalmente, nos serviços de atendimento da CM Coimbra ou, em alternativa, enviá-los por correio registado, com aviso de receção, em envelope fechado, com a indicação exterior Prémio Literário Miguel Torga, para Câmara Municipal de Coimbra, Praça 8 de Maio, 3000-300 Coimbra, contando a data do respetivo registo postal. Por cada obra concorrente, deverão ser enviados cinco exemplares, assinados com pseudónimo não conhecido e que o concorrente use pela primeira vez, acompanhados de um envelope fechado, com o pseudónimo escrito no exterior e que contenha no seu interior a identificação do autor, incluindo o nome, telefone e morada.
As obras recebidas serão, depois, verificadas pelos serviços municipais, para ver se estão em conformidade com o regulamento do prémio e será elaborada uma lista com os originais admitidos a concurso. O júri, que será presidido pelo presidente da CM Coimbra, Manuel Machado, ou por quem ele delegar, e composto por mais quatro personalidades (duas designadas pela autarquia, uma pelo reitor da Universidade de Coimbra e outra pela Associação Portuguesa de Escritores), terá depois 60 dias para proceder à classificação. O vencedor do concurso, a existir, não pode concorrer nas duas edições seguintes.
O Prémio Literário Miguel Torga / Cidade de Coimbra, atribuído pela primeira vez em 1984, visa estimular a criação literária e o aparecimento de novos autores e procura também prestar homenagem a este grande nome da literatura portuguesa.
Recordamos que a CM Coimbra assinalou, recentemente, os 25 anos da morte de Miguel Torga, com um programa de iniciativas que pretendeu recordar a vida e a obra deste grande poeta português. O programa, que teve início no dia 17 de janeiro e estendeu-se até 4 de fevereiro, incluiu sessões de declamação de poesia no Instituto Português de Oncologia de Coimbra, visitas guiadas, a inauguração de uma exposição sobre Miguel Torga e José Régio, uma sessão evocativa dos 25 anos da morte do poeta, uma conferência proferida por Guilherme d’Oliveira Martins e António Pedro Pita, a apresentação de um livro, um recital de poesia e um concerto pelo grupo Lavoisier.
O regulamento do prémio e outros esclarecimentos adicionais sobre o concurso podem ser consultados aqui.