A manhã de sexta-feira foi diferente para cerca de cinco dezenas de crianças que frequentam a EB1 da Conchada. O presidente da autarquia, Manuel Machado, visitou a escola acompanhado do vereador Carlos Cidade e de técnicos municipais para pedir ajuda na plantação de árvores na alameda que dá acesso à escola e para que, no verão, também deem o seu precioso contributo na sua rega.
O desafio foi prontamente aceite e, já depois de uma breve apresentação didática sobre os benefícios das árvores no meio urbano e de uma explicação teórica de como se plantam árvores, os alunos, professores, presidente, vereador e técnicos municipais meteram mãos à obra e iniciaram a plantação de cerca de duas dezenas de exemplares melia azedarach na Alameda da Conchada, que prossegue amanhã.
Por toda a cidade vão estar em curso, nos próximos dias, várias ações e empreitadas de plantação de árvores no âmbito do Plano de Arborização 2019/2020, que veio definir uma estratégia, os critérios de seleção das espécies a plantar e uma planificação de trabalhos, a curto e a médio-prazo. O objetivo passa por aumentar, significativamente, o número de árvores a plantar no concelho e com esta ação ajudar também a combater os efeitos das alterações climáticas.
Até ao final de 2020, está prevista a plantação de, pelo menos, 2630 árvores, sendo mais de 350 diretamente plantadas pela Divisão de Espaços Verdes e Jardins da CM Coimbra; outras 630 novas árvores estão previstas em empreitadas de requalificação do espaço público já em curso ou em fase de projeto; e 1650 árvores serão plantadas em alvéolos florestais, uma ação coordenada pelo Serviço Municipal de Proteção Civil e que se inicia amanhã, 14 de dezembro, pelas 10h30, na Rua Albert Einstein, na Quinta da Portela, com a plantação de cerca de oito dezenas de exemplares quercus suber (sobreiros), com a participação dos escuteiros do Agrupamento 109 – Santo António dos Olivais. Prevista está também a substituição de algumas árvores, à medida que se detete qualquer problema de estabilidade ou risco para os utentes da via pública.