Este projeto de reabilitação deste imóvel municipal tem como objetivo, para além da regeneração física e social da Alta da cidade, a criação de um equipamento residencial para pessoas desfavorecidas, que incluirá também espaços de apoio à formação e à empregabilidade, ajudando assim à sua integração no mercado de trabalho, bem como a apoiar jovens que cresceram em instituições a dar os primeiros passos para uma vida autónoma. A “Residência Ganhar Autonomia” será, assim, um equipamento social e formativo que terá como objetivo promover a inclusão social e a igualdade de oportunidades.
A intervenção incide prioritariamente na requalificação do imóvel, potenciando a sua funcionalidade. Na reabilitação foram repensadas as mais valias dotando o imóvel de um maior conforto por forma a serem conseguidas as condições mínimas de habitabilidade. Assim, e condicionados pelas pré-existências estruturais, diferenças de cotas interiores, e organização do espaço interior do imóvel, a solução foi transformar o espaço em pequenas unidades autónomas, com tipologias compreendidas entre o T0 e T2, mantendo-se, contudo, uma sala comum, para convívio dos seus utilizadores, e um espaço de lavandaria com acesso direto ao pátio exterior.
No interior do edifício vai ser criado um pátio, de modo a melhorar as condições de iluminação e ventilação, sendo necessário, depois, o reforço estrutural ou a introdução de novos elementos estruturais. A comunicação vertical é integralmente redefinida para tornar a sua utilização mais cómoda.
O pátio localizado a norte será requalificado integralmente, com um pavimento lajeado de betão, de modo a torná-lo utilizável, e a cisterna será recuperada exteriormente e selada interiormente com uma membrana impermeabilizante e de retenção.
Desta forma, ao nível do piso 0 e com entrada pela Rua das Esteirinhas 19, fica um espaço único, autónomo, de tipologia T1, com sala, cozinha, quarto e instalação sanitária. Já no piso 1, com entrada pelo Palácio Confusos, ficam quatro tipologias T0, com sala comunitária, lavandaria e pátio exterior. O piso 2 passa a ser constituído por três T1 e um T0. No mesmo piso, mas com acesso pelas escadas que ligam a Rua da Ilha ao Palácio Confusos, ficam mais dois T1. O piso 3 passa a ser constituído por dois T0, dois T1 e um T2, enquanto no piso 4 surge um T2.