4 Julho 2019

Clube de Tempos Livres de Santa Clara inaugura novo equipamento social

Clube de Tempos Livres de Santa Clara inaugura novo equipamento social

O novo equipamento do Clube de Tempos Livres de Santa Clara (CTL), denominado Arco-Íris, foi esta tarde inaugurado pelo presidente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, Manuel Machado, pelo presidente da União das Freguesias de Santa Clara e Castelo Viegas, José Simão, e pela presidente do CTL, Rosa Moreira. O espaço vai permitir que o CTL aumente a capacidade das suas respostas sociais de Creche, Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário, com condições adequadas e de segurança necessárias. A CM Coimbra apoiou a edificação desta infraestrutura com cerca de 140 mil euros.

Presentes na inauguração estiveram também os vereadores da CM Coimbra, Carlos Cidade, Jorge Alves, Regina Bento e Carina Gomes, o presidente da Assembleia das Freguesias de Santa Clara e Castelo Viegas, Carlos Clemente, a vogal da mesma União das Freguesias, Filipa Nobre, e o presidente da Assembleia Geral do CTL, António Dourado.

 

O novo equipamento tem capacidade para 42 crianças na Creche, 16 idosos no Centro de Dia e 20 idosos no Serviço de Apoio Domiciliário, aumentando assim o número de vagas disponíveis, nestas respostas sociais, no concelho de Coimbra. A edificação deste equipamento possibilita, também, a melhoria da qualidade de vida das pessoas e famílias residentes na freguesia de Santa Clara; a promoção de atitudes preventivas de isolamento, de exclusão e de dependência junto da população idosa; a satisfação das necessidades básicas e atividades da vida diária, bem como a prestação de cuidados de natureza física e apoio psicossocial aos utentes e também às famílias; e a criação de novos postos de trabalho.

 

A edificação deste equipamento social foi, também, ao encontro das necessidades identificadas nos instrumentos de diagnóstico e planeamento elaborados pelo Município no âmbito da área social, bem como das carências reconhecidas no Mapeamento dos Investimentos em Infraestruturas Sociais e na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados – Região Centro, que considera como prioritário o investimento em equipamentos sociais com resposta social para idosos, como é o caso do Centro de Dia.

 

Razões suficientes para a CM Coimbra apoiar financeiramente a edificação do novo equipamento Social, quer através da celebração de Contratos-Programa de Desenvolvimento Social, no valor global de 72.221,49 euros, quer através da cedência gratuita de direito de superfície do prédio em questão ou da isenção de taxas municipais, no valor global de 66.120,40 euros. Os apoios financeiros atribuídos pela autarquia, quer em valor, quer em espécie, totalizam, assim, 138.341,89 euros.

 

Refira-se, ainda, que o CTL-Santa Clara é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, que iniciou a sua atividade em fevereiro de 1990, tendo como principais objetivos o apoio à infância e à juventude, incluindo as crianças e jovens em perigo, o apoio à família, o apoio às pessoas idosas, o apoio à integração social e comunitária, a proteção social dos cidadãos nas eventualidades da doença, velhice, invalidez e nas situações de falta ou diminuição de subsistência económica ou de capacidades para o trabalho.

 

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×