O OpuSpiritum Ensemble é um grupo de música de câmara, fundado em janeiro de 2017. Sediado na cidade de Coimbra, explora repertório já existente e usufrui de novas criações de compositores contemporâneos apresentando vários estilos de música, desta vez, apresentando um concerto dedicado exclusivamente ao repertório natalício: “Le roi s’amuse”, de Leo Delibes (1836-1891); “Water music – Allhornpipe”, de G. F. Häendel (1685-1759); “Old wine in a new bottles”, de Gordon Jacob (1895-1984); “Gabriel’s oboe”, de Ennio Morricone (1928 – ); “For the beauty of the earth”, “Angels Carol”, “The colors of Christmas” e “Christmas lullaby”, peças da autoria de John Rutter (1945 – ). A fechar o concerto, a peça tradicional portuguesa “Eu hei de m’ir ao presépio”.
São perto de uma dezena de obras que resultam de vários arranjos de temas alusivos a esta época para a formação instrumental, além da interpretação de uma coletânea de temas natalícios.
Constituído por jovens músicos que promovem o seu trabalho num contexto de música de câmara, o OpuSpiritum Ensemble tem, na sua base de formação, um duplo quinteto de sopros: duas flautas transversais (David Nunes e Marco Albuquerque), dois oboés (Salomé Alves e Jorge Cardoso), dois clarinetes (Ivo Cura e Ana Emanuel Nunes), dois fagotes (Rita Pereira e Diana Dias) e duas trompas (Joel Cura e Nuno Caetano), com direção artística do maestro Tiago Alves.